MPLA/BP: Comunicado pelo falecimento do camarada Ambrósio

0 70

Segundo uma nota enviada à nossa redacção, o partido dos camaradas informa sobre o falecimento do camarada Ambrósio. leia na integra:

Bureau politico

Pelo falecimento do camarada Ambrósio Lukoki, embaixador de Angola na Tanzânia

Foi com muita tristeza que o Bureau Político do MPLA tomou conhecimento do falecimento do camarada AMBRÓSIO LUKOKI “NZAKIMWENA”, partícipe da Luta de Libertação Nacional e embaixador da República de Angola na Tanzânia, ocorrido nesta segunda-feira, dia um de Outubro de 2018, em Luanda, por doença.

Referência do nacionalismo angolano, combatente da primeira hora, militante coerente e defensor dos princípios do Partido, o camarada AMBRÓSIO LUKOKI integrou o Comité Central, saído da célebre Conferência Inter-Regional de Militantes do MPLA, realizada de 12 a 20 de Setembro de 1974, na província do Moxico, que, com poderes deliberativos, reviu e actualizou o Programa e os Estatutos do Movimento, ratificou a proclamação das FAPLA e aprovou uma nova estrutura de Direcção, consentânea à nova fase de luta do povo angolano.

Na estrutura do MPLA, o camarada AMBRÓSIO LUKOKI, que, à data da sua morte, contava 77 anos de idade, desempenhou funções de relevo, das quais as de representante no Egipto, no Médio Oriente e na OSPAA e, na Frente Leste (3ª Região Político-Militar), as de coordenador do Departamento de Educação, Cultura e Desportos, de director do Centro Escolar Augusto Ngangula e a de coordenador dos Serviços de Alfabetização.

Após a proclamação da Independência Nacional, foi membro do Bureau Político do MPLA, do seu Comité Central e secretário do BP para a Esfera Ideológica e para a Informação, tendo, no aparelho do Estado, exercido as funções de comissário provincial (governador) do Uíge, de ministro da Educação e as de embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola em França e na Tanzânia, cargo que exerceu até à data da sua morte.

Nesta hora de dor e de luto, o Bureau Político do MPLA inclina-se perante a memória de tão ilustre patriota e, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do Partido, endereça à família enlutada os seus sentimentos de pesar.

MPLA – MELHORAR O QUE ESTÁ BEM E CORRIGIR O QUE ESTÁ MAL