Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Hoje é o Dia Mundial da Música

Comemora-se hoje, 1 de Outubro, o Dia Mundial da Música, data instituída em 1975 pelo International Music Council, fundado em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades.

Os objectivos da celebração é a promoção da arte musical, divulgação da diversidade e aplicação dos ideais da UNESCO, como a paz e amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.

Neste dia, realizam-se vários concertos em todo o Mundo, de forma a celebrar a efeméride. Muitos destes concertos são de entrada livre. Este é também o dia ideal para comprar discos e instrumentos musicais, uma vez que várias lojas apresentam descontos.

A música é uma forma de arte adorada por milhões de pessoas, fazendo parte do quotidiano. A música é até uma forma de unir as pessoas e é considerada como um alimento para a alma.

Nesta data também se celebra o Dia do Leitor de CD. Outras datas comemorativas relacionadas com o tema são: 21 de Junho (Dia Europeu da Música); 13 de Julho (Dia Mundial do Rock); 24 de Agosto (Dia Internacional da Música Estranha); 17 de Setembro (Dia Internacional da Música Country); 15 de Setembro (Dia Mundial do Compositor); e 6 de Novembro (Dia do Saxofonista). A música é considerada uma arte e uma questão cultural e humana, pois envolve a combinação de diversos sons e ritmos, associados também com melodias e harmonias.

A música promove a criação de um som coerente e lógico, pelo qual se busca um significado através do contexto sonoro, podendo ter transmissão através da voz ou de instrumentos.

No sentido cultural, a música representa a manifestação artística de um certo grupo social ou povo, em qualquer época ou região. Nesse caso, ela transforma-se numa forma de expressar os sentimentos.

Ao longo dos séculos, foram criados géneros musicais, onde cabem subgéneros e outros estilos.
A música clássica, também chamada erudita, existe desde, aproximadamente, o século IX. O termo erudito provém da palavra em Latim eruditus, que tem como significado “educado” ou “instruído”.

A expressão “música clássica” começou a ser utilizada apenas a partir do século XIX, sendo aplicada tanto para uma produção de alto nível como para o som erudito como um todo.

Famosos músicos eruditos são, por exemplo: Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Giuseppe Verdi e Frédéric Chopin.

A palavra ópera vem do Italiano, significando “trabalho”, e em Latim é o plural de opus (obra). Essa categoria faz parte da tradição da música clássica europeia e ocidental, expandida no começo do século XVII, na Itália. A sua origem remonta às tragédias gregas e aos cantos carnavalescos da Itália do século XIV.

A música popular, também conhecida como apenas pop, é um dos géneros mais apreciados na era contemporânea. O tipo mais predominante e sucedido é o rock. Outros tipos mais conhecidos são o country, rap, blues e jazz, originários dos Estados Unidos da América, reggae, nascido na Jamaica, e a salsa, muito popular na América Latina.
Actualmente, a música popular é vista como um poço de fins lucrativos, ou seja, muitas empresas procuram novos talentos para maximizar o investimento em carreiras profissionais. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »