Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

EUA e Canadá chegam a acordo para novo acordo comercial

Estados Unidos da América, Canadá e México chegaram a acordo na madrugada desta segunda-feira (noite de domingo no continente americano) para a revisão do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA), de acordo com um comunicado conjunto entre Washington e Ottawa.

O Acordo EUA-México-Canadá (AEUMC), nome do novo tratado, “fornecerá aos trabalhadores, agricultores, pescadores e empresas um acordo comercial de alta qualidade que resultará num mercado mais livre, um comércio mais justo e num forte crescimento económico na nossa região”, refere o comunicado conjunto, divulgado no domingo à noite, 90 minutos antes de terminar o prazo estabelecido por Washington.

“É um bom dia para Canadá”, disse o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, à saída de uma reunião de emergência do seu gabinete em Ottawa. O acordo – que deve ser assinado em novembro – foi alcançado com cedências de ambas as partes.

Por um lado, o Canadá autorizou o acesso dos produtores americanos de laticínios ao seu mercado interno, enquanto do lado americano permite-se o crescimento das exportações automóveis canadianas para o seu território.

Por resolver no Acordo Estados Unidos-México-Canadá resta a suspensão da isenção de tarifas aduaneiras sobre aço e alumínio.

No final de agosto, o Presidente do EUA, Donald Trump anunciou, a partir da Sala Oval da Casa Branca, a conclusão de “um bom acordo” comercial com o México, no quadro da revisão do NAFTA.

O Canadá não participou nesta fase de negociações. O executivo canadiano assumiu que preferia juntar-se à mesa de discussões após a resolução dos diferendos que separavam os Estados Unidos e o México. (Euronews)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »