Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Banco Africano de Desenvolvimento doa 22,3 milhões a Moçambique

O Governo de Moçambique e o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) assinaram hoje acordos no valor de 22,3 milhões de dólares (19,2 milhões de euros) para reabilitação de uma barragem e promoção de negócios, ambos com fins agrícolas.

A maior fatia, no valor de 15,4 milhões de dólares (13,3 milhões de euros), destina-se ao Projecto de Cadeia de Valor Agrícola e Emancipação Juvenil, com o objectivo de impulsionar a produção orientada para o mercado, no sul do país, anuncia o Ministério da Economia e Finanças, em comunicado.

A maioria da população moçambicana pratica agricultura, mas para seu próprio sustento.

Os donativos vão ainda “garantir a conclusão das obras de reabilitação” da Barragem de Massingir, para regar os campos da Bacia do Limpopo, no sul do país, e aumentar a respectiva produção agrícola.

O BAD anunciou no Documento Estratégico sobre Moçambique 2018-2022, divulgado pela Lusa, em Agosto, que as prioridades são “a transformação estrutural, a industrialização, e a melhoria das fragilidades que dificultam ou impedem o desenvolvimento económico do país”.

No mesmo documento refere-se que a ajuda financeira a Moçambique até final de 2019 está limitada a 81 milhões de dólares (69,9 milhões de euros) por causa do excessivo endividamento do país, que impede o acesso ao financiamento soberano.

Até final do ano passado, o BAD tinha 19 operações em curso em Moçambique, no valor superior a 660 milhões de dólares (570,2 milhões de euros), sendo que só a Agricultura e a Energia representavam quase 25% do total de projectos, financiados principalmente por empréstimos (80,9% do total). (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »