Smiley face

Corte real solicita resgate da identidade histórica da cultura Tchokwe

0 40

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A corte real do reino Tchokwe de muene Mwatxissengue Wa-tembo, solicitou hoje, sexta -feira, em Saurimo, ao governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, a gizar politicas que visam resgatar, promover e preservar a identidade histórica e cultural do povo Tchokwe.

A solicitação foi feita numa mensagem de felicitação em nome do soberano Tchokwe Muene Mwatxissengue Wa-tembo e da população em geral, no acto de apresentação do novo governador da província da Lunda Sul, Daniel Neto, as autoridades tradicionais, inclui construcao de jangos nas comunidades.

Segundo a missiva, a promoção da identidade cultural passa igualmente pela realização de festivais tradicionais, sinalização de locais históricos, bem como ressurgimento de muquixi (palhaço) e ngoma (batuque) nas comunidades.

A corte solicitou também, a construção de uma pousada para os sobas em Saurimo e casa de passagem das autoridades tradicionais nos municípios de Cacolo, Dala e Muconda.

Constam das solicitações feitas ao governador, a colocação de pessoas competentes nos lugares certos, para o êxito da sua governação, tendo sempre em atenção de que “as culpas dos erros cometidos por uma equipa , recai sempre ao líder, porque é de sua responsabilidade a escolhe dos elementos com quem trabalhar”.

Rogou que seja urgente a melhoria dos serviços de saúde, bem como a criação de medidas, em cooperação com os órgãos de defesa e segurança, para combater actividades culturais que promovem e incentivam o consumo de álcool.

Reconhece que a apesar da dificuldade financeira que se vive, Saurimo regista melhorias no saneamento básico, fornecimento de água e energia eléctrica, dentre outras realizações que alimentam a expectativa de um futuro promissor.

Por este facto, a corte real encoraja o novo governador a prosseguir na mesma senda, e não se deixar influenciar negativamente por nada, muito menos pelo facto de ser jovem, evitando dar ouvido as conspirações.

“Esperamos que correspondas com as expectativas dos cidadãos e não ás dos seus amigos, pois estes contam-se aos dedos, ao passo que a população é maioria esmagadora” alertou. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »