Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Postos aduaneiros com sistema automatizado até 2019

As 79 estâncias aduaneiras do País passam a estar munidas, até o final de 2019, com Sistema Automatizado de Processamento de Dados Aduaneiros “Asycuda World”, uma ferramenta que facilita o comércio, a redução dos custos e dos processos burocráticos.

O Asycuda World que também tem a vantagem de reduzir o preço da mercadoria até ao consumidor final, já está em fase de implementação no Porto do Lobito (Benguela), Porto Amboim (Cuanza Sul), Porto de Luanda, Base da Sonils e no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

Em declarações à Angop, o técnico da Direcção dos Serviços Aduaneiros da Administração Geral Tributária (AGT, Bento Kifuma, garantiu que trabalhos estão em curso em outras estâncias aduaneiras, para que até o final de 2019 o sistema seja implementado em todo país.

Com o Asycuda World também é possível fazer a declaração prévia da mercadoria, por parte do importador, sem que a mesma chegue ao destino final, mas desde que estejam comprovadas toda documentação pela delegação aduaneira.

Sem precisar nomes, referiu que a nível da África Austral 12 países, incluindo Angola já fazem uso do sistema Asycuda World, um processo que começa a dinamizar as trocas comerciais a nível da região.

“Há uma iniciativa de se criar uma integração regional de todos os utilizadores do sistema Asycuda. Isso vai fazer com que, as declarações de exportação da Namíbia, por exemplo, possam ser utilizadas como declaração de importação em Angola e, isso vai ajudar no processamento do despacho tornando-o mais célere e ajudará no combate à fuga ao fisco”, avançou o técnico aduaneiro.

Com a utilização das declarações de exportação partilhadas por outros países, augura-se o combate daqueles importadores que declaravam de forma “ falsa” os preços reais do custo das suas mercadorias, quando chegam ao destino, acrescentou.

A nova pauta aduaneira versão 2017, em vigor desde 09 de Agosto, também está integrada neste sistema, um aspecto que está a ajudar os técnicos tributários a evitar erros no que respeita à classificação pautal e à avaliação do valor de uma determinada mercadoria.

O manifesto de carga, declaração aduaneira, liquidação dos pagamentos e transferência de mercadorias, são outros elementos automatizados neste sistema que possui uma arquitectura centralizada, que automatiza toda a cadeia, envolvendo o Banco Nacional de Angola (BNA), o Ministério do Comércio, despachantes, caixeiros, agentes de navegação entre outros.

Actualmente, mais de 90 países da Europa do Leste, América Latina e alguns países africanos já fazem o uso do ASYCUDA. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »