Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Pacientes com virús do VIH em dificuldades na Lunda Sul

As autoridades sanitárias na Lunda Sul necessitam de um aparelho de diagnóstico para exame de genotipagem aos pacientes com HIV/Sida, que fazem resistência ao tratamento com anti retroviral, informou quinta- feira, em Saurimo, a directora do gabinete provincial da Saúde, Maria Dina.

Genotipagem é um exame que serve para detectar a resistência genotípica (mutação do HIV/Sida) em pacientes em uso de terapia antirretroviral, possibilitando deste modo a reorientação do tratamento.

Em declarações à Angop, a responsável explicou que existe na província um aparelho doado que se encontra inoperante por falta de reagentes no mercado nacional, por este facto, necessita-se de um laboratório eficaz com técnicos treinados para poder acompanhar os doentes localmente.

Maria Dina disse ter já solicitado ao Instituto Nacional da Luta Contra o HIV/Sida um aparelho com maior eficácia, que respondeu positivamente, garantindo que dentro de dois meses o meio poderá chegar à província.

Sem revelar números, disse que os doentes que apresentam resistência ao tratamento são encaminhados para o hospital de Sacavula, no município do Lukapa, (Lunda Norte), que dispõem de um aparelho para os exames necessários.

Por outro lado, revelou que a província está em 3, 7 porcento de sero-prevalência, o que fez com que o ministério da Saúde inclui-se no primeiro programa piloto do combate a endemia.

Fez saber que de Janeiro a Agosto, o programa provincial da Luta Contra sida na Lunda Sul registou 324 casos de abandono de terapia, contra 619 de 2017, acrescentando que por este facto, o Ministério apontou como medida, a reactivação das comissões provinciais para reforçar as acções de combate a endemia. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »