Radio Calema
InicioAngolaRegiõesLançado em Menongue projecto JIRO

Lançado em Menongue projecto JIRO

O projecto Juventude Informada, Responsável e Organizada (JIRO), que visa contribuir para o fortalecimento das competências dos adolescentes e jovens sobre saúde sexual-reprodutiva, foi lançado, nquinta-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango.

Em declarações à imprensa, no final da apresentação do projecto, testemunhado pela ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula da Silva do Sacramento Neto, a coordenadora nacional do JIRO, Alcina Cunha, explicou que o projecto visa contribuir no fortalecimento dos comportamentos de riscos.

Igualmente, pretende contribuir nas habilidades psicossociais que permitam com que os jovens optem por um estilo de vida saudável, na criação de redes de educadores, de pares e centros de aconselhamentos, centros comunitários e nas casas da juventude.

O objectivo do projecto, coordenado pelo Ministério da Juventude e Desportos e financiado pelo Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP), é capacitar activistas voluntários, professores e técnicos sociais da área da saúde e dialogar com os políticos, pais e educadores sociais.

Explicou que fazem do grupo alvo do projecto, jovens dos 10 aos 35 anos de idade, adolescentes do Iº e II ciclo na rua, jovens militares, reclusos, adolescentes órfãos, camionistas e funcionários públicos, por serem os mais vulneráveis no que toca a saúde sexual reprodutiva, sobretudo na transmissão do VIH/Sida.

Por isso, ao longo das suas actividades vão realizar campanhas de sensibilização ao nível das famílias, para que haja mais diálogo entre pais e filhos sobre a prevenção das Infecções Transmissíveis Sexualmente, VIH/Sida, gravidez precoce, casamentos precoces, prevenção e combate contra a violência doméstica e sexual, entre outros comportamentos de riscos.

Sublinhou que pretende-se que os jovens ocupem-se mais na melhoria do estilo de vida saudável, dedicando-se mais na prática de exercícios físicos ou outros tipos de actividades úteis.

Na ocasião, o secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude no Cuando Cubango, Miguel Américo, prometeu que a nível local esforços serão envidados para a materialização do projecto JIRO e que seja uma realidade.

O projecto tem como parceiros de implementação, o ministério da Saúde, Educação, da Acção Social, Família e Igualdade no Género, da Comunicação Social, o Conselho Nacional da Juventude, entre outros. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.