Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Guiné-Bissau debate “Memórias e Legados das Lutas de Libertação”

“O propósito do colóquio é fazer um conjunto de reflexões sobre o que pode significar a memória da luta de libertação nacional, mas também da guerra colonial”, diz Carlos Cardoso, da organização.

Iniciou hoje, na cidade de Bissau, o Colóquio Internacional “Memórias e Legados das Lutas de Libertação”.

“O propósito do colóquio é fazer um conjunto de reflexões sobre o que pode significar a memória da luta de libertação nacional, mas também da guerra colonial”, diz Carlos Cardoso, Director do Centro de Estudos Amílcar Cabral, um dos organizadores.

Cardoso explica que “trata-se, não propriamente de refazer a história, destes acontecimentos, mas de uma reflexão em torno da questão da memória na sua relação com a história”.

Ele realça que “a memória é uma coisa viva; ela nasce, reproduz e pode morrer. Pode morrer, se negligenciarmos a necessidade de relembrar este acontecimento”.

Durante três dias, estarão em debates temas como a libertação da Guiné-Bissau vista a partir do Ocidente ou Amílcar Cabral: uma política da filosofia. Memórias conceituais e metafísica da resistência”.

Esta é uma iniciativa conjunta das entidades académicas da Guiné-Bissau e Portugal. (VOA)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »