Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Entreposto retoma segunda-feira venda da farinha de trigo

O Entreposto Aduaneiro retoma a partir de segunda-feira (01 de Outubro) a comercialização da farinha de trigo, actividade paralisada em Agosto último devido à rotura de stocks, informou hoje à Angop o seu director comercial, Fernando Sobrinho.

Com a rotura de stock nos armazéns deste fornecedor de trigo aos grossistas e panificadoras do País, o preço do saco da farinha de 50 kg registou nos últimos 15 dias um aumento de 100 por cento, ao passar de cinco mil e 800 kwanzas para AKz 10 mil e 800.

A rotura de stock da farinha de trigo, que já vai no seu segundo mês, surgiu devido ao aumento da procura.

Em Maio último, o saco de 50 kg era comercializado a cinco mil e 500 kwanzas, mas partir de Junho reduziu para AKZ 5.300, período em que os revendedores (grossistas) comercializavam a seis mil e 600 kwanzas.

Ao falar à Angop, a propósito das medidas em curso para solucionar o problema (rotura de stock) e aumentar a oferta e a consequente redução do preço do saco de 50 kg, explicou que o Entreposto recorreu às Grandes Moagens, para uma compra inicial de 20 mil sacos de farinha de trigo.

Esse processo de compra de farinha às Grandes Moagens de Angola inicia já nesta sexta-feira (28), com a aquisição de dois mil e 400 sacos/dia.

Afirmou que o Entreposto Aduaneiro vai comercializar 50 kg de farinha de trigo ao preço de oito mil kwanzas, um valor que está próximo ao de aquisição.

O aumento, nos últimos dias, do preço da farinha de trigo, que antes era comercializado a cinco mil e 800 kwanzas e agora passou para 10 mil e 800 kwanzas, agravou o preço do pão nos mercados da cidade de Luanda.

A prioridade em termos de comercialização recairá às padarias e posteriormente aos comerciantes, uma medida que visa acautelar a estabilidade do preço do pão, que nos últimos dias tem apresentado uma tendência em alta.

Avançou igualmente que a empresa está a manter contactos com a Moagem do Kikolo, para o fornecimento desta matéria-prima indispensável aos sectores de panificação e pastelaria.

Durante o entrevista, o responsável informou existir quantidades para Quadra Festiva, ao justificar que foram importados oito mil toneladas de farinha de trigo que chega ao País em Novembro próximo, proveniente da Turquia e Ucrânia.

Fernando Sobrinho explicou que há dois meses houve uma subida considerável no preço de importação da farinha de trigo de 350 dólares norte-americanos para USD 400 a tonelada, no mercado internacional. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »