Os empresários nacionais e estrangeiros foram convidados hoje, sexta-feira, na cidade do Huambo, pelo ministro do Comércio, Jofre Van-Dúnem, a apostar no agro-turismo.
O governante, que discursava na abertura do 1º fórum de investimento do Huambo, considerou necessário a criação de uma estratégia que fomente o agro-turismo, possibilitando que o sector ajude o crescimento da economia nacional.
Afirmou que o empresariado deve assumir a responsabilidade fundamental de transformar as potencialidades agrícolas, turísticas e industriais em factores de geração de riqueza, criação de emprego e melhoria da qualidade do bem-estar comum.
Disse que o governo está a trabalhar para dar solução a todas as necessidades relacionadas com as infra-estruturas rodoviárias, eléctricas, de abastecimento de água potável e outras indispensáveis para alavancar o sector agro-turístico e industrial.
Acerca da província do Huambo, o ministro do Comércio realçou que trata-se de uma região possuidora de grandes potencialidades que devem ser transformadas em realidade, justificando que dos 144 pontos turísticos, onde se inclui o ponto mais alto de Angola, o Morro do Môco, com 2.620 metros, mais de metade aguardam por investimento.
Sob o lema “Promover oportunidades, estimular a produção nacional e atrair investimento estratégico – Huambo, a cultivar o futuro e a valorizar-se”, o evento contou com as presenças do secretário de Estado para Reforma do Estado, Márcio de Jesus Daniel, o embaixador da Polónia em Angola, Piotr Mysliwiec, o presidente da Associação Industrial de Angola, José Severino, empresários nacionais e estrangeiros, entre outros convidados. (Angop)