Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Denúncias de violência doméstica contra mulheres aumentam em Moçambique

O número de casos registados de violência doméstica contra o sexo feminino está a aumentar em Moçambique, enquanto as ocorrências contra o sexo masculino têm diminuído, de acordo com um novo boletim do Instituto Nacional de Estatística (INE), consultado hoje pela Lusa.

“A principal fonte de dados sobre a violência doméstica são as autoridades policiais” e “o aumento do número de casos de violência doméstica registados e reportados” resulta de uma maior “consciencialização da população” para os denunciar, refere o INE.

O número de casos registados pelas autoridades de crianças do sexo feminino vítimas de agressões subiu de 5.215 em 2015 para 6.134 no último ano – um aumento de 17% – enquanto as ocorrências contra o sexo masculino desceram de 3.517 para 3.258.

Os casos de violação lideram a lista, acrescenta o documento, sobretudo na província de Cabo Delgado, no norte do país, onde um terço dos casos criminais de violência doméstica dizem respeito a violação de menores de 12 anos.

No capítulo de violência doméstica em adultos, as agressões reportadas contra mulheres subiram de 11.803 em 2015 para 12.849 em 2017 – mais 8% – enquanto o registo de ocorrências em que as vítimas são homens baixou de 3.699 para 2.997.

Metade dos casos nota ainda que, em 2017, foram reportados 351 casos de violência contra pessoas idosas, face a 338 do ano anterior, sendo 59% das vítimas do sexo feminino.

Um total de 74% dos casos contra idosos dizem respeito a violência física simples e violência psicológica.

De uma forma global, o rácio de vítimas de violência doméstica em Moçambique manteve-se na ordem de 9,4 por cada 10.000 pessoas entre 2015- 2017. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »