Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Receita fiscal não petrolífera cresce 18 por cento

A receita fiscal não petrolífera atingiu o valor de 898 mil milhões de kwanzas no primeiro semestre deste ano, representando um aumento de 18 por cento em relação ao período homólogo de 2017.

Esse aumento na colecta é resultado da adopção, nos últimos anos, de tecnologias de informação no sistema de tributação.

A título ilustrativo, com a introdução das novas tecnologias, em 2014 foram entregues sete mil e 224 declarações, referentes ao imposto industrial, ao passo que de Janeiro a Agosto de 2018, o número ascendeu a 26 mil 869 declarações do referido tributo.

Os referidos dados foram avançados nesta quinta-feira, em Luanda, pelo presidente do Conselho da Administração Geral Tributária ( AGT), Sílvio Franco Burity, na abertura da Conferência Internacional sobre Tecnologias de Informação na Tributaria, que reúne especialistas nacionais e estrangeiros, com destaque para o do fórum das Administrações Tributárias Africanas e dos serviços de Planeamento e Coordenação da Inspecção Tributária e Aduaneira de Portugal.

Em função dos desafios do País, a AGT pretende estar cada vez mais conectada ao mundo digital e evoluir, futuramente, para uma administração fiscal mais electrónica, onde a submissão de declarações, consulta tributária, notificações, actualizações de cadastro, solicitações de certidões e a liquidação de impostos seja feita via on-line.

Com um programa de modernização dos serviços prestados aos contribuintes, promoção do alargamento da base tributária e potenciação da arrecadação de receitas não petrolíferas, a AGT diz continuar a investir em tecnologias de informação de forma a tornar os serviços mais célere e eficazes.

“A AGT tem investido em tecnologias de informação de forma a tornar os serviços mais céleres , eficazes, promovendo uma maior desburocratização, redução do número de formulários, bem como conferir maior conforto ao contribuinte”, referiu.

Com base nos investimentos realizados em tecnologias, a AGT conta com ferramentas electrónicas como, o Sistema Integrado de Gestão Tributária (SIGT), Portal do Contribuinte, Asycuda World, o Sistema Informático Integrado da Administração Tributária (SIIAT), Sistema das Declarações Fiscais.

A autoridade tributaria nacional conta ainda no seu sistema com um modelo agregado de previsões, uma ferramenta que permite a elaboração de previsões das receitas petrolíferas de custos e produção dos blocos.

A plataforma digital é alimentada, anualmente, após uma recolha de dados que é efectuada pela AGT e o Ministério dos Recursos Mineiras e Petróleos, junto das companhias petrolíferas.

Foi também desenvolvido um sistema online de gestão do Preço de Referência Fiscal ( preço final utilizado para calcular os impostos a serem pagos ao Governo angolano relativamente às vendas de petróleo), que permite às companhias o envio dos dados das vendas e dos preços realizados durante um determinado período.

Outro projecto em carteira, é a implementação do novo Número de Identificação Fiscal (NIF), que a partir de Outubro passará a ser igual ao número do bilhete de identidade para os cidadãos nacionais, ao passo que para os estrangeiros residentes o mesmo corresponderá o número doo cartão de residente.

No caso da empresas colectivas, o NIF será gerado por número sequencial atribuída pela AGT, passando assim a existir dois tipos de número de identificação fiscal, um para pessoas singulares e outro para colectivas.

Actualmente, a AGT controla 48 repartições fiscais, 79 fronteiras terrestres e cerca de 36 delegações aduaneiras em todo o País. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »