Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Profissionais chamados à descoberta científica para prevenção cardíaca

A realização de estudos contínuos para a descoberta de novas evidências científicas de prevenção, controlo e tratamento das doenças cardiovasculares foi, hoje (quinta-feira), em Luanda, solicitado aos profissionais da área pelo secretário de Estado para Área Hospitalar, Valentim Altino Matias.

Ao discursar na abertura do 4º Congresso de Cardiologia e Hipertensão, realizado pela Sociedade Angolana de Doenças Cardiovasculares, o responsável referiu que a prevenção e controlo das doenças não transmissíveis como a hipertensão arterial, diabetes e cancro vão muito além do sector da saúde, envolvendo intervenções multissectoriais, adopção de estilo de vida saudável e a produção de conhecimentos com vista ao alcance das metas de desenvolvimento sustentável.

Neste caso, a cobertura e acesso universal à saúde e a disponibilidade de meios e tecnologias são importantes na luta contra as doenças não transmissíveis.

Este facto, leva com que o Ministério da Saúde foque nos municípios como centro das atenções primárias, com capacidade resolutivas e envolvimento comunitário para responder melhor as ameaças das doenças não transmissíveis.

Todo este desempenho, bom senso, exigência técnica e coerência, é caracterizado pelo secretário de Estado como factores decisivos e incontornáveis do contexto do desenvolvimento social do mundo em constante mudança, mais exigente, com maior responsabilidade, necessidade de tomada de decisões adequadas em momento certo.

Valentim Altino Matias referiu ainda ser importante uma ampla disseminação da informação sobre a necessidade de prevenir os factores de risco e as complicações decorrentes das doenças cardiovasculares, devido as consequências que causam as famílias e a sociedade.

Apelou ainda aos profissionais a encarar a rotina de forma humana e que respondam às expectativas das comunidades em melhor saúde e bem-estar, entregando-se plenamente com profissionalismo, rigor e elevado sentido de responsabilidade técnica, ética e patriotismo. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »