Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Vietnamitas prestam última homenagem ao falecido presidente Quang

Centenas de pessoas prestaram uma última homenagem nesta quarta-feira ao presidente Tran Dai Quang, falecido na sexta-feira passada aos 61 anos, após uma longa doença.

Centenas de policiais, militares e monges passaram diante do caixão, coberto com a bandeira nacional, alguns com incenso e outros com flores. O público não foi convidado à cerimónia, que aconteceu na capital vietnamita.

Tran Dai Quang será sepultado na quinta-feira.

A morte de Tran Dai Quang, uma figura importante dos conservadores do país dentro do regime comunista e da repressão aos dissidentes, não desestabiliza o governo, já que o líder do regime é o secretário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong.

O presidente vietnamita estava gravemente doente há vários meses, mas prosseguia com as funções oficiais, apesar do evidente cansaço e perda de peso.

O Vietname recebeu mensagens de condolências de vários países, incluindo de Cuba – aliado político e económico – e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O presidente falecido era a face do regime no cenário internacional. Na reunião de cúpula da Apec, que o Vietname organizou em novembro do ano passado, ele assumiu o papel de anfitrião do presidente Trump e do líder chinês Xi Jinping, entre outros.

O ex-ministro da Segurança Pública, uma pasta vital para o regime autoritário, teve o mandato marcado por sua política de repressão às vozes críticas em um país onde dezenas de políticos, jornalistas e blogueiros estão presos. (AFP)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »