Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Proteção da floresta do Maiombe reúne peritos em Luanda

As metodologias de sustentabilidade a serem aplicadas por Angola, Gabão, RD Congo e Congo Brazzaville para a protecção da Floresta do Maiombe foram analisadas hoje (quarta-feira), em Luanda, por peritos destes quatros países

Em declarações à imprensa à margem do encontro, realizado à portas fechadas, o coordenador nacional da Iniciativa Maiombe em angola, Nunes Barata, frisou que o evento constitui um importante espaço para a partilha de informações sobre a protecção e conservação da fauna e flora desta região.

Segundo ele, o encontro visou definir planos de gestão comunitários da região, que foi elaborado com base num diagnostico participativo a nível dos quatros países.

Declarou que o conflito homem/elefante, muito frequente na zona, levou a criação de uma escola que vai ensinar os agricultores a explorarem de forma sustentável os recursos de Maiombe.

De acordo com ele, além do Ministério do Ambiente, o da Agriculturam, que faz o licenciamento de toda a actividade de exploração florestal, tem feito uma interacção institucional para garantir a gestão sustentável dos recursos naturais de fauna e flora.

A questão da espécies em via de extinção, como o gorila, papagaio e chimpanzé, foi outro aspecto analisado no encontro.

Angola, na qualidade de líder da iniciativa transfronteiriça do Maiombe, pretende revitalizar os mecanismos de articulação e mobilização de fundos para a conservação do ecossistema florestal localizado na bacia do Congo, região central de África, que envolve ainda a República do Congo, República Democrática do Congo (RDC) e Gabão. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »