Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Presidente do Irão acusa EUA de quererem derrubar regime iraniano

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, acusou hoje os Estados Unidos de quererem derrubar o regime iraniano e classificou como “terrorismo económico” o restabelecimento de sanções ao país por parte de Washington.

O líder iraniano, que falava perante a Assembleia Geral anual das Nações Unidas, em Nova Iorque, considerou “absurda” a posição do Presidente norte-americano, Donald Trump, que anteriormente tinha apelado, da mesma tribuna, para um “isolamento” do “regime iraniano corrupto”.

A segurança não pode ser “um brinquedo” da política interna norte-americana, considerou Rohani.

“É paradoxal que os Estados Unidos nem sequer procurem esconder o seu plano para derrubar o Governo, apesar dos convites para o diálogo”, disse.

Debruçando-se sobre a retirada, em maio, dos Estados Unidos do acordo nuclear negociado em 2015, Rohani classificou como “terrorismo económico” o restabelecimento das sanções norte-americanas ao país.

“Estas sanções unilaterais ilícitas representam uma forma de terrorismo económico e uma violação do direito ao desenvolvimento”, sustentou.

Neste contexto, o líder iraniano rejeitou qualquer ideia de negociação bilateral com Washington.

“Como é que podemos dialogar com uma administração com uma conduta tão má”, questionou.

No entanto, adiantou que as negociações poderiam ser retomadas imediatamente no âmbito das Nações Unidas.

“Para que o diálogo aconteça não são necessárias fotografias […] O diálogo pode ser retomado nesta assembleia no mesmo pronto e pela mesma pessoa que denunciou o acordo”, disse. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »