Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Moção de censura derruba chefe do Governo sueco

Stefan Löfven é o primeiro chefe de Governo do país a ser afastado nestas condições. Um total de 204 deputados num plenário de 349 votaram contra a sua permanência no cargo. Löfven vai, no entanto, chefiar um Executivo interino durante as semanas ou meses que se demorar a encontrar um novo primeiro-ministro

O primeiro-ministro da Suécia e líder dos sociais-democratas, Stefan Löfven, perdeu esta terça-feira uma moção de censura no Parlamento, tornando-se o primeiro chefe de Governo do país a ser afastado nestas condições. Um total de 204 deputados num plenário de 349 votaram contra a sua permanência no cargo.

Segundo o jornal sueco “The Local”, o presidente do Parlamento, Andreas Norlén, deverá agora pedir a outro líder partidário para tentar formar Governo. Löfven vai, no entanto, chefiar um Executivo interino durante as semanas ou meses que se demorar a encontrar um novo primeiro-ministro.

Nenhum dos principais blocos políticos conseguiu uma maioria absoluta nas eleições de 9 de setembro. Apenas um assento separa o centro-esquerda, formado pelo Partido Social-Democrata, Partido Verde e Partido da Esquerda, do centro-direita, uma aliança constituída pelo Partido Moderado, Partido do Centro, Democratas Cristãos e Liberais.

Os Democratas Suecos são o terceiro maior grupo representado no Parlamento. Alguns deputados de direita sugeriram uma cooperação com aquele partido anti-imigração mas tanto o Partido do Centro como os Liberais já disseram que romperiam a aliança se os Democratas Suecos e os Democratas Cristãos negociassem um acordo.

Outra alternativa, avançada pelo mesmo jornal, seria a aliança de direita chegar a um compromisso com os sociais-democratas sobre as grandes questões políticas, como, por exemplo, a votação do próximo Orçamento. (Expresso)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »