Portal de Angola
Informação ao minuto

Aliado de Merkel perde liderança do grupo parlamentar CDU-CSU

(© Reuters)

Um aliado próximo de Angela Merkel foi afastado hoje da liderança do grupo parlamentar conservador alemão, cargo que exercia há 13 anos, no que analistas veem um sinal da crescente perda de influência da chanceler no partido.

Volker Kauder, líder do grupo parlamentar conjunto da União Democrata-Cristã (CDU) e da União Social Cristã (CSU) desde que Merkel se tornou chanceler, em 2005, foi derrotado por Ralph Brinkhaus, até agora seu adjunto, na primeira votação em que não concorreu sozinho desde que assumiu a liderança.

Contra as expectativas, Kauder, que tinha o apoio de Merkel, obteve 112 votos e Brinkhaus 125.

Ao candidatar-se, há poucas semanas, Brinkaus disse que não estava contra Merkel, mas pela “independência” do grupo parlamentar.

A CDU de Merkel teve um fraco resultado nas eleições de há um ano na Alemanha, ficando aquém da maioria, e a coligação que formou depois com o Partido Social-Democrata (SPD) e o partido irmão CSU tem sido perturbada por divergências internas desde que tomou posse, em Março. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »