Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

População deve contribuir no saneamento básico – apela governador

O contributo das famílias na melhoria do saneamento básico, com a deposição do lixo em contentores e outros locais indicados pelos serviços básicos da Administração Municipal, foi apontado como via salutar para se acautelar da propagação de doenças, tendo em conta o aproximar das chuvas.

O apelo foi feito pelo governador da província do Bié, Pereira Alfredo, falando a imprensa local, hoje, segunda-feira, na cidade do Cuito, tendo salientado estar preocupado com o “défice” do saneamento básico na cidade do Cuito, mormente nos bairros periféricos.

Para si, é importante que as famílias, com realce para as “donas de casa” colaborem de forma activa nas campanhas de limpeza nas áreas de jurisdição (próximo das suas residências), de forma a reduzir o lixo e água parada saída dos quintais.

Sem quaisquer promessas, pediu no entanto, aos serviços básicos da Administração Municipal do Cuito e não só, mais empenho, responsabilidade quanto ao processo de recolha, transportação e tratamento dos resíduos sólidos, para salvaguardar o bem-estar das famílias.

São patologias que podem surgir através do défice do saneamento básico, as doenças diarréicas e respiratórias agudas, cólera, cólicas abdominais, febre tifoide e outras, sobretudo nas crianças.

Por outro lado, o Governo Provincial do Bié continua a trabalhar para que a administração local possa contar com a comparticipação da população, através do Decreto Presidencial 107/16, que orienta os moradores das zonas urbanas a contribuir com mil 500 Kwanzas e mil para os das áreas suburbanas por mês, da recolha do lixo.

O município do Cuito (Bié) possui uma população estimada em 421 mil 169 Habitantes, distribuídos em quatro comunas, nomeadamente, Trumba, Cunje, Chicala e Cambândua. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »