Smiley face

População deve contribuir no saneamento básico – apela governador

0 22

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O contributo das famílias na melhoria do saneamento básico, com a deposição do lixo em contentores e outros locais indicados pelos serviços básicos da Administração Municipal, foi apontado como via salutar para se acautelar da propagação de doenças, tendo em conta o aproximar das chuvas.

O apelo foi feito pelo governador da província do Bié, Pereira Alfredo, falando a imprensa local, hoje, segunda-feira, na cidade do Cuito, tendo salientado estar preocupado com o “défice” do saneamento básico na cidade do Cuito, mormente nos bairros periféricos.

Para si, é importante que as famílias, com realce para as “donas de casa” colaborem de forma activa nas campanhas de limpeza nas áreas de jurisdição (próximo das suas residências), de forma a reduzir o lixo e água parada saída dos quintais.

Sem quaisquer promessas, pediu no entanto, aos serviços básicos da Administração Municipal do Cuito e não só, mais empenho, responsabilidade quanto ao processo de recolha, transportação e tratamento dos resíduos sólidos, para salvaguardar o bem-estar das famílias.

São patologias que podem surgir através do défice do saneamento básico, as doenças diarréicas e respiratórias agudas, cólera, cólicas abdominais, febre tifoide e outras, sobretudo nas crianças.

Por outro lado, o Governo Provincial do Bié continua a trabalhar para que a administração local possa contar com a comparticipação da população, através do Decreto Presidencial 107/16, que orienta os moradores das zonas urbanas a contribuir com mil 500 Kwanzas e mil para os das áreas suburbanas por mês, da recolha do lixo.

O município do Cuito (Bié) possui uma população estimada em 421 mil 169 Habitantes, distribuídos em quatro comunas, nomeadamente, Trumba, Cunje, Chicala e Cambândua. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »