Radio Calema
InicioEconomiaPesca ilegal captura ao menos 10 toneladas de peixe ao dia

Pesca ilegal captura ao menos 10 toneladas de peixe ao dia

Pelo menos 10 toneladas de peixe são capturadas diariamente de forma ilegal no município do Tômbwa, província do Namibe, por armadores de grandes embarcações, em zonas de reprodução das espécies marinhas, denunciou hoje o administrador local, Alexandre Nyuka.

Alexandre Nyuca fez esta denúncia num encontro que manteve hoje com os operadores do sector das pescas do município do Tômbwa, tendo exortando aos técnicos de fiscalização do sector a tomar as medidas necessárias aos infractores.

“As grandes embarcações no município do Tômbwa pescam diariamente mais de dez toneladas de peixes, entre cachucho, corvina e sardinha”, afirmou o gestor.

Sem adiantar o número de operadores, que nos últimos meses têm praticado tal actividade de forma ilegal, o administrador referiu que a pesca ilegal prejudica as espécies, provocando a escassez dos recursos marinhos.

“ Para garantir a sobrevivência dos munícipes que dependem maioritariamente da indústria pesqueira, a Administração Municipal do Tômbwa vai reforçar a fiscalização, tomando medidas punitivas para pôr fim a estas práticas”, afirmou o administrador

Para a implementação de tais medidas punitivas, o administrador afirmou que vai contar neste trabalho de fiscalização com o apoio dos operadores que actuam na legalidade , por forma a que estes venham a denunciar os infractores e terminar com a pesca ilegal no município do Tômbwa.

O sector das Pescas nesta localidade conta com mais de cinco unidades de grande porte de pescas ligadas à captura, transformação e congelação do pescado, salga e seca e transformação de farinha de peixe e óleo .

O município do Tômbwa dista a 93 quilómetros a sul da província do Namibe e possui mais de cinquenta mil habitantes. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.