Radio Calema
InicioDestaquesJoão Lourenço destaca qualidades de Mandela

João Lourenço destaca qualidades de Mandela

O Presidente da República, João Lourenço, destacou nesta segunda-feira as qualidades do antigo líder sul-africano Nelson Mandela e recordou a luta dos povos da África Austral contra o Apartheid.

Na Cimeira de Paz Mandela, que reuniu chefes de Estado e de governo na sala da Assembleia Geral da ONU, João Lourenço afirmou que o líder histórico “não só lutou pela liberdade do seu povo, como garantiu a própria liberdade dos seus opressores”.

Na ocasião e perante a viúva de Nelson Mandela, Graça Machel, o Presidente da República recordou a luta comum de angolanos e sul-africanos contra o regime de segregação racial (Apartheid)
que vigorou na África do Sul.

Disse que se tratou de uma luta a favor de sociedades livres, pacíficas, justas e com igualdade de oportunidades.

“Ao prestarmos homenagem a Nelson Mandela não podemos deixar de evocar a memória de milhões de combatentes anónimos (…) inspirados pelo exemplo e sacrifício de Mandela”.

No quadro da Cimeira de Paz Mandela, realizada hoje à margem da 73.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, foi inaugurada uma estátua de antigo líder sul-africano, na ONU.

Durante a cerimónia, o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que a partir deste dia “os visitantes e funcionários da ONU poderão ser constantemente inspirados pelo legado de “Madiba”, como Mandela era conhecido.

O secretário-geral explicou que a ONU já lembra o líder desde 2015, quando criou o Prémio Nelson Rolihlahla Mandela, que distingue duas personalidades, a cada cinco anos, pelas suas contribuições para a humanidade.

A ONU também celebra todos os anos, a 18 de Julho, o Dia Internacional Nelson Mandela.

No evento participaram também a presidente da Assembleia Geral, Maria Fernanda Espinosa, o presidente da União Africana, Moussa Faki, o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e o secretário-geral da Amnistia Internacional, Kumi Naidoo.

Uma declaração política, facilitada pela África do Sul e Irlanda, foi adoptada no início da cimeira. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.