Radio Calema
InicioAngolaSociedadeSábados académicos podem inverter aproveitamento escolar

Sábados académicos podem inverter aproveitamento escolar

O programa sucesso escolar e mérito estudantil promovido através do concurso “Sábado académico”, pode ajudar a inverter num curto espaço de tempo os actuais índices de aproveitamento escolar a nível da província do Moxico.

A apreciação foi feita, neste sábado, no Luena, pelo director do gabinete provincial da Educação, Raimundo Ricardo, no acto da abertura da IX edição do Concurso “Sábados Académicos”, referindo que a iniciativa tornou – se numa mola impulsionadora para o engajamento dos estudantes nas actividades académicas e seu aperfeiçoamento científico.

Enalteceu a realização dos concursos “sábado académicos”, por ajudar na selecção dos melhores alunos a serem encaminhados para algumas universidades de referência do mundo.

O sector criou mecanismos de incentivo a aprendizagem, que passam pela atribuição de bolsas de estudo aos alunos destacados e com melhor aproveitamento escolar, cuja iniciativa tem apoio do Ministério do Ensino Superior.

O Gabinete provincial de Educação vai apostar igualmente, na formação técnica – profissional dos jovens, com a entrada em funcionamento nos próximos tempos dos Institutos Politécnicos da província.

Trata – se do Instituto Médio Agrário (IMA) do município do Luau e Médio Politécnico (IMP) do Luena concebido para formação de técnicos nas áreas de produção vegetal, pecuária, gestão agrícola e recursos florestais e cursos de electricidade auto, electricidade industrial, informática, construção civil, frio, automação, respectivamente.

Os cursos adaptados à realidade da região, visam garantir o emprego a juventude interessada, localizada em todo o território desta província, disse o director provincial.

Esta acção irá evitar que os jovens enveredem por actos que em nada dignificam a sociedade, tais como, a delinquência, consumo de bebidas alcoólicas, crença em feitiçaria, gravidez precoce, prostituição, entre outros males, sublinhou.

Participam na presente edição do concurso “Sábados Académicos”, 175 alunos das escolas do segundo ciclo do ensino secundário de todos os municípios que compõem esta provinda, onde as questões sobre a língua portuguesa, história, matemática e cultura geral estarão no centro das atenções.

A fase municipal irá apurar cinco estudantes em cada município para a fase provincial que acontece em Outubro próximo, enquanto a fase provincial apurará os cinco melhores estudantes que representarão o Moxico na fase nacional a decorrer no mês de Novembro numa província a indicar.

O programa Sábados Académicos é parte integrante do projecto Sucesso Escolar e Mérito Estudantil, uma promoção da JMPLA, iniciado em 2007, visando motivar os jovens e incentivá-los a dedicarem-se com afinco na sua formação, de modo a tornarem-se homens devidamente capacitados e tecnicamente preparados para os desafios e o desenvolvimento do país.

Na edição passada do concurso “Sábados Académicos” o primeiro lugar ficou com o Centro Educativo Maria Auxiliadora “CEMA”, seguido pelo Instituto Politécnico de Administração e Gestão “IPAG” do Luena e o terceiro lugar coube a escola 160 do bairro “4 de Fevereiro”. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.