Radio Calema
InicioCulturaDestaques CulturaHistoriador defende implementação geral da língua cokwe no sistema de ensino

Historiador defende implementação geral da língua cokwe no sistema de ensino

O historiador João Abreu Manassa afirmou hoje, sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), que a implementação da língua nacional cokwe no currículo do sistema de ensino e aprendizagem deve ser feita de forma geral, não apenas no ensino primário.

O também docente universitário teceu tais considerações quando falava sobre a importância da preservação e divulgação da cultura cokwe, no 1º workshop sobre a Cultura Cokwe, promovido pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos.

João Manassa defende igualmente a necessidade de se inserir nos manuais académicos, sobretudo de história, conteúdos que retratam as origens dos diferentes povos de Angola, permitindo que a nova geração tenha noção sobre os seus hábitos e costumes.

Disse ser necessário o envolvimento da academia na pesquisa e divulgação da história do povo Lunda, incentivando os estudantes do curso de história a dedicar-se na investigação de temas relacionados com a cultura local, nas suas monografias.

O especialista considerou fundamental a criação de uma Casa da Cultura na província da Lunda Sul, bem como a promoção de festivais musico-culturais locais para incentivar os fazedores da arte a explorarem mais sobre os hábitos e costumes deste povo.

Apelou aos pais e encarregados de educação a ensinarem seus filhos a dominarem as línguas nacionais e assumirem a sua identidade cultural sem preconceito.

Durante o workshop, que termina hoje, os participantes estão a abordar temas como a importância da preservação e divulgação da cultura cokwe, a influência das novas tecnologias na preservação da língua, nomes e rituais da cultura cokwe no seio da juventude.

No evento, que conta com a participação de fazedores da arte, autoridades tradicionais e estudantes, serão ainda abordados temas como a responsabilidade da família e da sociedade na preservação dos valores éticos, morais e cívicos da cultura cokwe, importância das parábolas cokwe, entre outros.

A actividade está a ser marcada com exibição de danças tradicionais, peças teatrais que retratam os hábitos e costumes do povo Lunda cokwe. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.