Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

EUA oferece bolsas de estudos para jovens líderes angolanos

A embaixada dos Estados Unidos da América em Angola procedeu quinta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, a apresentação de um programa de bolsas de estudos em diversas universidades daquele país, destinadas a jovens líderes angolanos e da África subsaariana.

Trata-se de bolsas de estudos do programa Fulbright, Humphrey e Mandela Washington, cujo objectivo é levar, em 2019, até 700 líderes aos Estados Unidos para um intercâmbio de seis semanas, segundo um documento daquela embaixada distribuído no Instituto Superior Politécnico Lusíada de Benguela, com sede no Lobito, que acolheu uma sessão de apresentação desta iniciativa.

Intervindo na ocasião, o porta-voz da embaixada dos EUA em Angola, Sadrak Vicente, explicou que essas bolsas têm como finalidade a capacitação académica e de liderança dos jovens líderes africanos, de forma a criarem oportunidades únicas no continente.

Disse que a expectativa é a de que, após a formação, os participantes possam usar as novas habilidades para impulsionar o crescimento económico e a prosperidade em África, bem como fortalecer as instituições democráticas.

Além da Fulbright e Humphrey, a bolsa de estudos Mandela Washington é, de acordo com a fonte, o principal programa deste tipo de iniciativa em várias universidades de diferentes cidades norte-americanas.

Indica que, durante os seus estudos, estes jovens terão igualmente a oportunidade de interagir com líderes governamentais norte-americanos, cívicos e empresários norte-americanos em Washington DC, capital dos EUA.

Entre outras condições, os candidatos devem ser cidadãos residentes num país da África subsaariana, ter entre 25 e 35 anos de idade e ser fluente na língua inglesa, falada e escrita.

Para isso, as inscrições estarão abertas on-line, a partir do dia 10 de Outubro de 2018, na embaixada norte-americana. A duração das bolsas de estudos é de seis semanas, tendo como pano de fundo o intercâmbio entre África e Estados Unidos.

As sessões de esclarecimento por parte da Embaixada dos EUA tiveram início este mês, em Luanda, e se estenderão por todo o país, com vista a dar aos jovens das demais províncias a oportunidade de apresentarem as suas candidaturas ao programa de bolsas lançado em 2010 pelo governo norte-americano. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »