Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Economistas contrariam ministro das Finanças de Moçambique sobre pagamento das dívidas

Adriano Maleiane afirmou que o país é bom pagador.

O ministro moçambicano da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, disse esta semana que, não obstante o incumprimento no reembolso de títulos de dívida externa, “o país é um bom pagador de dívida” e acrescentou que cerca de 87 por cento dessa dívida é com credores bilaterais e multilaterais e Moçambique está a pagar.

Alguns economistas afirmam, no entanto, ser absolutamente errado afirmar que o Estado é um bom pagador de dívida, quando se sabe que, pelo menos nos próximos sete anos, o país não vai puder honrar os seus compromissos com os diferentes credores internacionais.

Entretanto, Adriano Maleiane acrescentou que o restante, cerca de 17 por cento, é a parte que e o Governo está a negociar para pagar “e as razões já foram sobejamente explicadas”, tendo sublinhado que Moçambique é um país para investir, e é um lugar onde não há problemas.

Economistas dizem que este é um discurso que o Governo está a fazer no sentido de criar novas expectativas para o investimento, mas os investidores sabem, muito bem, que o páis continua no lixo das empresas de rating porque não está a pagar as suas dívidas e nem vai fazê-lo nos próximos sete anos”.

Contudo, o ministro da Economia e Finanças reiterou que tudo está a correr conforme programado nas negociações com os credores de títulos da dívida. (Voa)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »