Smiley face

BNA disponibiliza USD 55 milhões para cobertura comercial

0 34

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O Banco Nacional de Angola (BNA) efectuou, nesta quinta-feira (20), uma sessão de venda de divisas em leilão aos bancos comerciais, tendo colocado no mercado primário o montante de USD 55 milhões para cobertura de operações de natureza comercial e privada.

O montante disponibilizado também serve para operações comerciais ainda em posse dos bancos comerciais referentes ao período de 2015 a 2017 (atrasados cambiais) que se encontram em conformidade com a regulamentação cambial, mas que por algum motivo não tenham ainda sido pagas ao exterior, segundo o comunicado do BNA, publicado no seu site.

Neste leilão, foi apurada a taxa de câmbio de referência de AKz 289,511 por cada Dólar. Na sessão anterior, realizada na última terça-feira foi apurada uma taxa de AKZ 287,226 por cada unidade da moeda americana.

Contribuíram para o apuramento da taxa de câmbio de referência 14 bancos, tendo a taxa mais alta admitida sido de AKz 289,821 e a mais baixa de AKz 289,317 por USD.

Com leilão, a moeda nacional acumula uma depreciação de 42,69% face ao Dólar, desde que começou a vigorar o regime de câmbio flutuante (Janeiro de 2018).

Segundo o câmbio do BNA, o Euro está ser transaccionado a 340,204 kwanzas.

No âmbito do calendário de venda de divisas, estabelecido pelo BNA neste mês, restam apenas dois leilões, programados para os dias 24 e 26, respectivamente.

A partir de 01 de Outubro, o BNA deixará de proceder à venda directa de divisas aos bancos comerciais. As solicitações de compra de moeda estrangeira voltarão a ser unicamente apresentadas as instituições financeiras autorizadas a exercer o comércio de câmbios pelo Banco Central. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »