Portal de Angola
Informação ao minuto

Trump critica proposta orçamentária do Congresso por falta de recursos para muro

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante entrevista coletiva em Washington 18/09/2018 REUTERS/Kevin Lamarque (reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o Congresso nesta quinta-feira por não incluir recursos para seu projecto de construir um muro na fronteira com o México na mais recente proposta orçamentária apresentada pelos parlamentares.

Em publicação no Twitter, Trump chamou a actual proposta de gastos de “ridícula” por não incluir recursos para um planeado muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México, acusou democratas de bloquearem a proposta e pediu que seus colegas republicanos “sejam duros”.

O Senado norte-americano aprovou na terça-feira um enorme pacote de gastos que inclui fundos para financiar o governo federal até o dia 7 de Dezembro para evitar uma paralisação do governo quando o actual financiamento acabar no dia 30 de setembro.

A medida dá aos parlamentares mais tempo para finalizar seus planos para as despesas do próximo ano, e evita irritar eleitores que poderiam ser deixados sem os serviços de agências federais semanas antes das eleições legislativas do dia 6 de Novembro.

O projecto de lei também precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e ser sancionado por Trump antes de entrar em vigor.

Anteriormente, Trump já ameaçou deixar o governo ser paralisado no dia 1º de Outubro se não conseguir recursos para o muro.

“Eu quero saber, onde está o dinheiro para a segurança de fronteira e para o muro nessa proposta de gastos ridícula e de onde ele virá após as eleições? Democratas estão obstruindo o cumprimento da lei e a segurança de fronteira. Republicanos precisam finalmente ser duros”, escreveu Trump no Twitter. (Reuters)

por Susan Heavey

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »