Radio Calema
InicioMundoÁfricaLíder da oposição sul-sudanesa nega visita a Juba

Líder da oposição sul-sudanesa nega visita a Juba

O líder da oposição sul-sudanesa, Riek Machar, declinou nesta quarta-feira, um convite do presidente Salva Kiir, para realizar uma visita a capital Juba, disse uma fonte próxima daquela personalidade política, noticiou a Prensa Latina.

Segundo o sub-director de informação do Movimento Popular para a Libertação do Sudão (SPLM/IO), Manawa Peter gatkouth, a visita não se realizará de momento.

“ Riek Machar não virá à Juba em dois dias ou duas semanas”, disse o porta-voz, adiantando que a liderança do SPLM “acolheu com satisfação” o convite, mas que só irá à Juba em conformidade com as disposições detalhadas no acordo de paz.

Para o responsável, o acordo é muito claro de que haverá um período prévio de transição de oito meses, antes que os líderes das facções opositoras regressem ao Sudão do Sul.

Na véspera, o ministro da Informação do Sudão do Sul, divulgou o o convite, cujo objectivo era comemorar os resultados até agora alcançados para o fim do conflito no país e avançar até em direcção à paz na região.

Não obstante isso, parece que Machar cumprirá à risca o acordado até ao momento, devendo mudar-se oficialmente a Juba, em Maio do próximo ano, para assumir o cargo de Primeiro vice-presidente do Sudão do Sul. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.