Radio Calema
InicioCulturaLiteraturaLegado do ex-Presidente retratado em livro

Legado do ex-Presidente retratado em livro

A Mayamba Editora e o historiador Patrício Batsîkama lançam hoje em Luanda o livro “O legado de José Eduardo dos Santos para a 3ª República”, no quadro do programa de homenagens que vêm sendo prestadas ao ex-Presidente da República.

O livro, com 457 páginas, é apresentado pelo jurista e docente universitário Carlos Feijó, para quem “o desafio da História, do historiador ou daqueles quantos se debruçarem sobre determinado período ou protagonista não é o de afirmar categórica e lapidarmente a obra deixada, vulgo o legado de um Presidente da República, mas sim fazer luz sobre os factos, explicá-los e contextualizá-los”.

Para Carlos Feijó, “se outras razões não justificam, pelo menos aqui fica a sugestão aos especialistas para a explicação, científica e metodologicamente assumida dos factos dos maiores protagonistas da história recente de Angola como é o caso do Presidente José Eduardo dos Santos e que a presente obra procura fazer. E que esta explicação ajude a compreender, ainda melhor, o legado que deixa para Angola”.

O autor do livro, Patrício Batsîkama, é natural de Kibokolo, Maquela do Zombo, investigador e docente universitário. Tem vários artigos e livros publicados, de que se destacam “Lûmbu: a democracia no antigo Reino do Kongo”, “Luanda: mediapress e São Paulo: Casa Cultura (2014)”, “Makela ma Zômbo. Das origens até à criação da circunscrição” em 1911, “Introdução à história das artes em África”, Luanda: Mayamba Editora (2014)”; “José Eduardo dos Santos e a ideia de Nação angolana”; “A lógica no ofício do historiador angolano” e Simão Toko. O nacionalista da paz em Angola”.

No quadro do programa de homenagens que vêm sendo rendidas ao ex-Presidente da República, estão ainda previstos os lançamentos dos livros “Angola pelos caminhos da paz – guerra e diplomacia”, da autoria do tenente-general Justino da Glória (no dia 28 de Setembro); “Angola, poder, ameaças e identidade – José Eduardo dos Santos no (e para além do) seu tempo, do politólogo Alberto Cafussa, e “Convergências dialécticas entre ética e política” de Artur Pina.

Outros livros a serem publicados são “Dicas para viver e prolongar a qualidade de vida”, de Florientino Cue, “Uso das tecnologias digitais na investigação científica”, de Gabriel Albino, “Produção pesqueira em Angola”, de Joaquim Xanana, e “Notícias do palácio – O 1º ano da presidência de João Lourenço”, de Luís Fernando (no dia 2 de Outubro). (Jornal de Angola)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.