Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Expo-Quipungo prevê atrair novos investidores com “Feira do Milho”

A quinta edição da Expo-Quipungo, a decorrer de 21 a 23 do mês em curso, perpectiva atrair novos investidores, sobretudo com a integração da terceira “Feira do Milho”, que representa a bandeira da localidade, com o objectivo de fomentar a produção local, atraindo mais empresários ao município para o seu desenvolvimento.

A actividade está inserida nas festividades de comemoração do 117º aniversário do município, assinalado dia 15 do corrente mês.

A informação foi avançada hoje, quinta-feira, nesta cidade pelo coordenador do núcleo do Quipungo da Associação Agro-Pecuária, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL), Fernando Simões dos Santos, afirmando que para a Feira do Milho têm uma amostra de 40 toneladas do referido produto para leiloar, a 50 Kwanzas por quilograma.

Para além do milho, afirmou que outros cereais como o massango, massambala e a soja vão estar disponíveis no evento, assim como horticulturas como o repolho, cebola, tomate, alho, batata-rena, entre outros produtos.

Declarou que o município ainda é considerado o maior produtor de milho a nível do país, pois embora não com a mesma intensidade do passado, mas o camponês local com ou sem chuva produz, pois têm a vantagem de terem solos favoráveis para a produção do referido produto.

Lamentou que a falta de sistemas de mecanização, sementes melhoradas, fertilizantes e transporte para escoamento dos produtos, ainda constitui dificuldade para os seus associados no município, assim como o desequilíbrio de preço para a venda.

Realçou que muitos produtores de milho têm o receio de expor, pois muitas vezes são “obrigados” pelos compradores a vender 20 a 30 Kwanzas por quilograma do produto, o que os desmotiva a levarem grandes quantidades para o evento, assim como o receio de não venderem o mesmo e voltarem com a quantidade, uma vez que também têm défice de meios para a transportação.

Fez saber que o núcleo da associação no município controla 15 cooperativas e 80 associações agro-pecuárias, das quais apenas sete cooperativas e 12 associações estão envolvidas no evento.

Fernando Simões dos Santos salientou que com regularidade de chuvas e material adequado, o município tem a capacidade de produzir 80 mil toneladas de milho anual, numa área de 65 mil e 125 hectares de terra disponíveis só para o produto.

A quarta edição da Expo-Quipungo teve a participação de perto de 30 expositores e a feira do milho apresentou e leiloou 70 toneladas de milho a 45 Kwanzas por quilograma

O município do Quipungo, a 120 quilómetros a leste do Lubango, já acolheu na década de 80 a Campanha Nacional de colheita do milho. A região conhecida por ter maior potencialidade para a produção de milho a nível provincial e nacional.

Dados dos resultados da Campanha Agrícola 2017/2018, da direção do gabinete provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas apontam que o município do Quipungo plantou milho numa área de 25 mil e 002 hectares de terra e produziu 21 mil 252 toneladas do produto. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »