Radio Calema
InicioMundoÁfricaOposição congolesa reúne na África do Sul

Oposição congolesa reúne na África do Sul

Os opositores congoleses reuniram-se ontem em Joanesburgo sem a presença dos seus principais líderes, nomeadamente Jean-Pierre Bemba, Félix Tshisekedi, Vital Kamerhe e Musa Nyiamwisi, que a 12 de Setembro estiveram juntos em Bruxelas, tendo delegado a sua representação a um nível intermédio.

Jean-Pierre Bemba foi representado pela secretária-geral do MLC, Ève Bazaiba, Tshisekedi, pelo seu secretário das Relações Exteriores Gilbert Kankonde, e Kamehere, pelo seu porta-voz, Jolino Makelele.

Os participantes reafirmaram a exigência de eleições livres, inclusivas e democráticas bem como a escolha de um candidato único.

Numa recente entrevista ao jornal “Jeune Afrique”, Jean-Pierre Bemba, oficialmente afastado da eleição presidencial, disse que apoiaria um outro candidato presidencial desde que houvesse transparência na votação e que a oposição concorde em apoiar um candidato único.

Recorde-se que nas eleições gerais de 2006 e de 2011, a oposição não conseguiu coligar-se. Dos seis líderes da oposição que participaram na reunião de Bruxelas, dois foram confirmados provisoriamente como candidatos a eleição presidencial: Vital Kamerhe e Félix Tshisekedi.
Entretanto, exército congolês enfrenta, desde domingo, a ofensiva de uma coligação de rebeldes no Kivu do Sul, no leste do país.

Esta coligação é composta principalmente por dois grupos rebeldes, o Mayi-Mayi Yakutumba, com o nome do seu líder, um antigo general desertor do exército congolês e os Mayi-Mayi Malaika, que significa “anjo” em Swahili.

Os combatentes rebeldes conseguiram conquistar pelo menos três localidades do território de Fizi, indicaram várias fontes. (Jornal de Angola)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.