Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Oposição congolesa reúne na África do Sul

Os opositores congoleses reuniram-se ontem em Joanesburgo sem a presença dos seus principais líderes, nomeadamente Jean-Pierre Bemba, Félix Tshisekedi, Vital Kamerhe e Musa Nyiamwisi, que a 12 de Setembro estiveram juntos em Bruxelas, tendo delegado a sua representação a um nível intermédio.

Jean-Pierre Bemba foi representado pela secretária-geral do MLC, Ève Bazaiba, Tshisekedi, pelo seu secretário das Relações Exteriores Gilbert Kankonde, e Kamehere, pelo seu porta-voz, Jolino Makelele.

Os participantes reafirmaram a exigência de eleições livres, inclusivas e democráticas bem como a escolha de um candidato único.

Numa recente entrevista ao jornal “Jeune Afrique”, Jean-Pierre Bemba, oficialmente afastado da eleição presidencial, disse que apoiaria um outro candidato presidencial desde que houvesse transparência na votação e que a oposição concorde em apoiar um candidato único.

Recorde-se que nas eleições gerais de 2006 e de 2011, a oposição não conseguiu coligar-se. Dos seis líderes da oposição que participaram na reunião de Bruxelas, dois foram confirmados provisoriamente como candidatos a eleição presidencial: Vital Kamerhe e Félix Tshisekedi.
Entretanto, exército congolês enfrenta, desde domingo, a ofensiva de uma coligação de rebeldes no Kivu do Sul, no leste do país.

Esta coligação é composta principalmente por dois grupos rebeldes, o Mayi-Mayi Yakutumba, com o nome do seu líder, um antigo general desertor do exército congolês e os Mayi-Mayi Malaika, que significa “anjo” em Swahili.

Os combatentes rebeldes conseguiram conquistar pelo menos três localidades do território de Fizi, indicaram várias fontes. (Jornal de Angola)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »