Smiley face

TPA e RNA assinam acordos de cooperação com RTP e Agência Lusa de Portugal

0 35

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A Televisão Pública de Angola (TPA) assinou hoje, terça-feira, em Luanda, um acordo de cooperação no domínio da formação de quadros e troca de conteúdos com a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e a Agência de Noticias de Portugal (Lusa).

O protocolo ora assinado prevê ainda visitas e troca de experiências entre os profissionais destes meios de Comunicação Social.

Pela TPA assinou o Presidente do Conselho de Administração, José Fernando Gonçalves Guerreiro, enquanto pela RTP o PCA, Gonçalo Reis. Pela Lusa rubricou o seu PCA, Nicolau Santos.

Por outro lado, foi assinado um memorando entre a Rádio Nacional de Angola (RNA) e a Agência de Notícias de Portugal (Lusa), no domínio da formação de quadros e troca de conteúdos.

Após os acordos, o PCA da TPA, José Guerreiro, considerou que os mesmos trazem uma mais-vália para o seu órgão, porque o país está num novo ciclo.

Já o PCA da RNA, Marcos Lopes, realçou que com o acordo de memorando com Agência de Notícias Lusa, vai-se estabelecer uma relação que pode nortear, nos próximos anos, a troca de conteúdos entre as duas instituições, pois na verdade já há dois meses estão numa experiência piloto na troca de conteúdos ( áudio e textos) e na formação.

Durante acto, o ministro da Comunicação Social, João Melo, referiu que esta preocupação reflecte o alto interesse entre os governos dos dois países, bem como atribui a decisão que conduz a outros que deverão ocorrer em breve também nessa área, considerando que o intercâmbio no domínio da comunicação é fundamental, para que se ofereça conhecimentos mútuos e potenciar ainda mais as relações múltiplas e complexas entre Angola e Portugal.

O governante sublinhou igualmente que este acto ocorre num período em que as relações entre os dois países ganham um “novo ritmo”, como disse o PCA da TPA, já que entrou-se num novo ciclo neste domínio.

O presidente do Conselho e Administração da RTP, Gonçalo Reis, considerou muito relevantes para o futuro os protocolos hoje assinados e tem a ver com o tema da sua execução.

Já o presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência Lusa, Nicolau Santos, manifestou estar satisfeito em assinar este memorando, em tão pouco tempo, com a Rádio Nacional de Angola, que consiste na troca de informação, embora não seja o mais importante, mas também consta do protocolo a troca de informações e outros apoios que Agência Lusa possa dar em relação a Rádio Nacional de Angola. Participaram do evento, o PCA da Agência Angola Press (Angop), Josué Isaías, e os administradores executivos e não executivos da TPA, RNA, das Edições Novembro, entre outros convidados dos dois países.

cordos de cooperação nos domínios da formação de quadros, troca de conteúdos e de experiência foram assinados hoje, em Luanda, entre. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »