Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Primeiro-ministro de Portugal termina visita

O primeiro-ministro português, António Costa, deixou na noite desta terça-feira Luanda, depois de cumprir uma visita de trabalho de dois dias, destinada ao reforço da cooperação bilateral.

No Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, António Costa recebeu cumprimentos de despedida do ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, do governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, de altos funcionários da representação diplomática do seu país, entre outras individualidades.

Durante a sua permanência no país, o primeiro-ministro da República Portuguesa desenvolveu uma intensa agenda de actividades, com destaque para um encontro, em privado, com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Intervindo no início das conversações oficiais entre delegações dos dois países, o estadista angolano encorajou as autoridades portuguesas a sensibilizarem os investidores daquele país europeu no sentido de aceitarem o desafio de continuarem a investir no território angolano.

João Lourenço referiu que ambos governos têm a responsabilidade de traçar políticas que garantam uma cooperação sólida em vários domínios.

Por sua vez, António Costa afirmou que as portas do mercado português continuam abertas para os investidores angolanos, ao mesmo tempo que existe o desejo do aprofundamento dessa relação reciprocamente vantajosa.

Para o primeiro-ministro português, é uma parceria em que cada um contribui para a riqueza do outro e ambos beneficiam.

No quadro da visita, os dois governos assinaram vários acordos, entre os quais uma convenção para o fim da dupla tributação e um memorando para a progressiva regularização de dívidas de entidades públicas angolanas a empresas portuguesas.

Os governos de Angola e Portugal estabeleceram igualmente um plano de cooperação no sector da agricultura e assinaram um Programa Estratégico de Cooperação 2018/2022.

No cumprimento da agenda, António Costa participou na manhã de hoje no “Fórum económico Angola – Portugal” que decorreu sob o lema “Por uma parceria estratégica”, assim como realizou uma visita de cortesia ao presidente do Parlamento angolano, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Contudo, a jornada de trabalho do primeiro-ministro português teve início segunda-feira com uma visita ao Museu de História Militar.

De igual modo, o governante luso deslocou-se à zona da Camama, onde visitou as obras de construção do hospital materno-infantil, que está a cargo da empresa portuguesa Casais, num projecto avaliado em 194 milhões de dólares.

Esta é a primeira visita oficial de António Costa a Angola, desde que assumiu a liderança do Governo português em Novembro de 2015.

Angola e Portugal cooperam em vários domínios, quer a nível bilateral quer da CPLP, com destaque para os sectores político, económico, ambiental, construção, educação, energia, cultura, dentre outros. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »