Radio Calema
InicioMundo LusófonoPortugalPortugal tem portas abertas para Angola

Portugal tem portas abertas para Angola

As portas do mercado português continuam abertas para os investidores angolanos, ao mesmo tempo que existe o desejo do aprofundamento dessa relação reciprocamente vantajosa, afirmou nesta terça-feira, em Luanda, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

Segundo o chefe do governo português, que falava no início das conversações oficiais entre delegações dos dois países, “Portugal contínua aberto e deseja o aprofundamento da presença de investidores angolanos”.

Para o primeiro-ministro António Costa, é uma parceria em que cada um contribui para a riqueza do outro e ambos beneficiam.

No sentido contrário, mais de mil empresas com capital português operam no mercado angolano e mais de cinco mil exportam os seus produtos para Angola.

António Costa, que realiza a sua primeira visita ao país na condição de Chefe do Executivo português, declarou que Angola é um dos principais parceiros oficiais de Portugal no mundo e o primeiro em África.

Na liderança do governo de Portugal desde Novembro de 2015, António Costa destacou o papel pacificador que Angola desempenha na África subsariana.

Realçou o facto de Angola exercer nessa sub-região (África subsariana) a sua função pacificadora, optando por uma diplomacia preventiva e focada na resolução de conflitos.

Portugal tem muita honra em estar ao lado de Angola, prosseguiu o primeiro-ministro, que salientou a parceria estratégica entre os dois países, sustentada por laços político, cultural e económico.

Defendeu um relacionamento fraternal e amigo que permite encarar o futuro comum com optimismo e confiança.

O primeiro-ministro português realiza uma visita oficial de dois dias a Angola, que encerra hoje (18).

Nesta terça-feira, após as conversações oficiais, os dois governos assinaram vários acordos, entre os quais uma convenção para o fim da dupla tributação e um memorando para a progressiva regularização de dívidas de entidades públicas angolanas a empresas portuguesas.

Os governos de Angola e Portugal estabeleceram, igualmente hoje, um plano de cooperação no sector da agricultura e assinaram um Programa Estratégico de Cooperação 2018/2022. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.