Radio Calema
InicioMundoMédio OrienteIsrael nega acesso à Faixa de Gaza a uma delegação do Parlamento...

Israel nega acesso à Faixa de Gaza a uma delegação do Parlamento Europeu

As autoridades israelitas negaram novamente o acesso à Faixa da Gaza à delegação do Parlamento Europeu para as Relações com a Palestina, que não consegue entrar no enclave palestiniano desde 2011, indicou hoje o PE.

Num comunicado, o PE adianta que os eurodeputados pediram autorização para se deslocarem a Gaza no âmbito de uma missão de três dias aos territórios palestinianos.

O objectivo dos eurodeputados era avaliar a situação humanitária “causada por uma década de bloqueio” israelita e a destruição devido às guerras com Israel, assim como analisar os esforços de reconstrução e visitar projectos de desenvolvimento financiados pela União Europeia.

A delegação, que iniciou hoje a missão em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia, previa deslocar-se à Faixa de Gaza na quinta-feira.

“Negar a entrada do Parlamento Europeu em Gaza tornou-se sistemático. É arbitrário e inaceitável”, declarou o presidente da delegação, Neoklis Sylikiotis, considerando que Israel “tem vergonha e receio” que os deputados vejam “a situação desesperada em que o povo de Gaza vive”.

O eurodeputado cipriota recordou que o Parlamento Europeu pediu o regresso da Autoridade Palestiniana a Gaza, controlada pelo movimento radical Hamas, e instou “todas as partes palestinianas a restabelecerem os esforços a favor da reconciliação”.

“Pedimos à comunidade internacional que pressione Israel para acabar com o bloqueio a Gaza”, disse ainda Sylikiotis. (Notícias ao Minuto)

por Lusa

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.