InicioGovernos ProvinciaisGoverno Provincial do MoxicoGovernador provincial visita crianças operadas de hidrocefalia

Governador provincial visita crianças operadas de hidrocefalia

O governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba visitou segunda-feira, no Luena, as catorze crianças que se encontram a recuperar satisfatoriamente, no Hospital Geral do Moxico (HGM), a cirurgia de hidrocefalia a que foram submetidas no passado dia 16 do mês em curso.

No final da visita, o neurocirurgião, Maianda Inocente, que liderou a equipa de médicos angolanos na operação, informou ao Governador Provincial que o estado clínico dos petizes evolui de forma satisfatória.

Referiu que entre os operados, apenas uma criança está com vómito, algo que o especialista considera normal, explicando que o paciente que passa por esta cirurgia pode apresentar este tipo de sintomas, a julgar pela drenagem progressiva do líquido.

O neurocirurgião disse que a probabilidade do tempo destas continuarem hospitalizadas até receberem alta é de sete dias, apelando por outro lado, aos familiares a terem maior cuidado com os pacientes.

A julgar pela dimensão do território desta província, presumiu haver muitas outras crianças espalhadas com a mesma patologia, para tal, manifestou o desejo de dar a continuidade deste tipo de trabalho nos próximos tempos.

“Há uma ideia de se potencializar os cirurgiões locais com vista a darem respostas as causas urgentes que se pode encontrar solução localmente” garantiu.

Fez saber que actualmente já aparecem muitas crianças com hidrocefalia, faltando a melhoraria no atendimento, com a potencialização do centro existente no país, vocaciona no tratamento deste problema, com vista a se dar resposta a demanda.

O especialista apontou as infecções no sistema nervoso, as hemorragias intra -ventriculares e os tumores intra – cerebrais como as principais causas da hidrocefalia.

As crianças que padeciam de hidrocefalia foram neste sábado, no Luena, operadas com sucesso, por uma equipa mista de sete profissionais provenientes da capital do país e do Hospital Geral do Moxico (HGM). (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.