Radio Calema
InicioAngolaPolíticaVice-presidente da República já em Luanda

Vice-presidente da República já em Luanda

O vice-presidente da República, Bornito de Sousa, regressou já à capital do país, depois de uma visita de trabalho de dois dias à província do Bié, onde, entre outras actividades, presidiu ao acto central das comemorações do 17 de Setembro, Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional, que se assinala nesta segunda-feira.

À sua chegada, Bornito de Sousa, que representou no evento o Presidente da República, João Lourenço, foi recebido, na Base Área de Luanda, por vários membros do Executivo e altos funcionários do seu gabinete.

Intervindo no acto central da efeméride, cujas celebrações decorrem sob o lema: Liberdade, Educação e Desenvolvimento, o vice-presidente da República defendeu que o desenvolvimento do país passa pela formação de recursos humanos capazes e competentes, conjugando a formação superior de qualidade com a profissional, empreendedorismo e a valorização salarial dos quadros com formações não universitárias.

De acordo com o governante, estes desafios fundamentais para o desenvolvimento de Angola devem ser resolvidos no quadro geral das limitações financeiras que o país vive, nos quais se devem priorizar igualmente as formações técnicas, tecnológicas e profissionalizantes, além da empregabilidade dos cursos.

Em relação às políticas que concorrem para o desenvolvimento e melhoria da vida da população, Bornito de Sousa destacou os benefícios que vão trazer o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2018/2022, que contém 82 programas de acção, 25 políticas estratégicas e seis eixos de intervenção, que vai melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

À margem do acto central da efeméride, o vice-presidente da República participou na cerimónia de apresentação do novo governador provincial do Bié, Pereira Alfredo, a quem recomendou engajamento na resolução das questões sociais, nomeadamente maior disponibilidade dos serviços sanitários, aumento da capacidade para assegurar às crianças e aos jovens um ensino de qualidade, promoção e a generalização da alfabetização, entre outros.

De igual modo, visitou uma feira agrícola, onde foram expostas as potencialidades económicas da região, tendo se manifestado impressionado com os níveis e a qualidade dos produtos cultivados nesta parcela do país.

Durante a sua permanência no Bié, Bornito de Sousa procedeu domingo à entrega de diversos meios ao centro infantil “Casas Lares do Cuito”, por forma a minimizar as dificuldades por parte das crianças, bem como depositou uma coroa de flores no cemitério Monumento, em memória dos mártires da resistência do Cuito, onde estão sepultados mais de sete mil corpos.

O Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional é dedicado ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, que proclamou a independência a 11 de Novembro de 1975. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.