Radio Calema
InicioMundoEuropaRússia e Turquia chegam a acordo para zona desmilitarizada em Idlib

Rússia e Turquia chegam a acordo para zona desmilitarizada em Idlib

Putin e Erdogan encontraram-se esta segunda-feira e terão chegado a acordo para o estabelecimento de uma zona desmilitarizada na região de Idlib.

A Rússia e a Turquia chegaram a um acordo para a criação de uma zona desmilitarizada entre as forças rebeldes e o governo sírio em Idlib, na Síria.

Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan encontraram-se esta segunda-feira para discutir a situação na Síria, numa altura em que a zona de Idlib está a ser alvo de uma ofensiva do regime de Damasco com o apoio da Rússia.

Idlib é um dos últimos bastiões de resistência ao regime de Bashar al-Assad e os ataques de Damasco nos últimos dias fazem antever uma ofensiva em grande escala, que tem levado a sucessivos alertas por parte da ONU.

Ancara e Moscovo apoiam dois lados distintos no conflito sírio. A Turquia apoia alguns grupos rebeldes de oposição a Assad, ao passo que a Rússia está ao lado de Damasco.

Erdogan já tinha proposto a criação de uma zona desmilitarizada e Putin terá aceitado a proposta do seu homólogo turco.

Após o encontro diplomático, o presidente russo disse que a zona de segurança terá entre 15 a 20 quilómetros e que será patrulhada por forças turcas e russas. A zona desmilitarizada será criada a 15 de Outubro. (Notícias ao Minuto)

por Pedro Bastos Reis

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.