Radio Calema
InicioDestaquesRendido tributo ao primeiro Presidente de Angola

Rendido tributo ao primeiro Presidente de Angola

Um tributo ao primeiro Presidente da República, António Agostinho Neto, foi rendido nesta segunda-feira, em Luanda, no quadro do Dia do Fundador da Nação e Herói Nacional (17 de Setembro).

No quadro do tributo, o vice-governador da província de Luanda para o sector Económico, Júlio Bessa, depositou uma coroa de flores no Monumento do Soldado Desconhecido, localizado no distrito urbano da Ingombota.

Em representação do governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho, Júlio Bessa destacou os feitos de Agostinho Neto que completaria, nesta data, 96 anos de idade.

Para o responsável, a homenagem é merecida, tendo em conta a trajectória do fundador da nação que, desde muito cedo, se debateu pelas condições de vida dos angolanos, inclusive enquanto médico e escritor.

O primeiro Presidente da República nasceu a 17 de Setembro de 1922, na localidade de Caxicane, Icolo e Bengo, e faleceu a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo (antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), por doença.

Na ocasião, a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, recomendou a divulgação da vida e obra de Agostinho Neto para às novas gerações, tendo em conta os seus feitos históricos, com destaque para a proclamação da independência nacional, a 11 de Novembro de 1975.

Para si, o Fundador da Nação deixou vários ideais que devem ser cumpridos por todos os cidadãos.

Lembrando que “o mais importante é resolver os problemas do povo”, Luísa Damião aferiu que este ideal continua vigente actualmente e que o MPLA honra este legado.

O monumento em homenagem ao Soldado Desconhecido é um reconhecimento a todos aqueles que entregaram as suas vidas para o surgimento de uma nação independente, forte, moderna, democrática e respeitada no contexto internacional.

A lembrança ocupa uma área de 270 metros de comprimentos, 60 metros de largura, entre os Correios de Angola e o Comando da Marinha de Guerra, na intercepção com a Marginal de Luanda. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.