Radio Calema
InicioDestaquesRelações económicas Portugal/Angola são intensas, Primeiro-ministro

Relações económicas Portugal/Angola são intensas, Primeiro-ministro

O primeiro-ministro português, António Costa, afirmou hoje, em Luanda, que o nível das relações económicas entre Portugal e Angola é muito intenso.

Em declarações à imprensa, à sua chegada a capital angolana para uma visita oficial de 48 horas, António Costa adiantou que a viagem tem, primeiro, o caracter simbólico muito importante de elevar, para um nível estratégico, a cooperação entre os dois países, com o novo plano a ser assinado.

Em segundo, disse, os governos dos dois países têm que se focar no futuro e naquilo que, em conjunto, podem, querem e devem fazer.

Considerou o facto de Angola ter a grande ambição de diversificar a sua base económica e substituir com produção local muitas das suas importações, ser uma oportunidade para as empresas portuguesas poderem colaborar.

“Estamos a criar um conjunto de instrumentos, para que os agentes económicos angolanos e os portugueses tenham uma confiança reforçada para investir cá e lá”, frisou.

Durante a visita, os dois países poderão rubricar acordos de dupla tributação, renovação e ordenamento da linha de crédito, bem como nos domínios da Agricultura, da Comunicação Social, além de outros vários contributos positivos, para o reforço da cooperação.

Abordado sobre se a sua vinda a Angola é um virar de página nas relações Angola/Portugal, disse, apenas, que “é a continuação de uma história longa, mas, cada vez, é mais importante termos a noção de que nos liga mais o futuro do que o passado”.

De acordo com o programa, o chefe do governo luso deverá reunir-se hoje com a comunidade e empresários portugueses radicados ou que investem em angola, além de visitar o Museu de História Militar e as obras do novo hospital materno-infantil do Camama.

Terça-feira, o primeiro-ministro será recebido em audiência pelo Presidente da República, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta, e deverá visitar a Assembleia Nacional, onde será recebido pelo presidente, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

António Costa chegou ao princípio da manhã desta segunda-feira, ao país, tendo sido recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, por altos funcionários da embaixada portuguesa acreditados em Angola, entre outras individualidades. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.