Radio Calema
InicioEconomiaPotencialidades agrícolas expostas satisfazem vice-presidente

Potencialidades agrícolas expostas satisfazem vice-presidente

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa mostrou-se hoje, segunda-feira, na cidade do Cuito, satisfeito face às potencialidades económicas expostas na feira agrícola, instalada no âmbito do dia do Herói Nacional, comemorado nesta data (17 de Setembro).

No local, Bornito de Sousa que preside ao acto central do 17 de Setembro, recebeu explicações dos expositores vindos dos nove municípios da província, tendo se manifestado impressionado com os níveis e a qualidade dos produtos cultivados nesta parcela do país.

Acompanhado pelo novo governador da província, Pereira Alfredo, Bornito de Sousa teve a oportunidade de ver o arroz produzido em Camacupa, bem como algumas quantidades de milho, feijão, soja, banana, tubérculos e algumas peças artesanais da província.

Na ocasião, Bornito de Sousa recomendou aos camponeses a aumentarem a produção para contribuir na diversificação da económica, bem como reduzir à fome e a miséria nas comunidades.

A província do Bié tem uma superfície de 72.000 metros quadrados em forma de coração. Bié é uma planície situada no centro Geodésico de Angola e tem uma população estimada em um milhão, 455 mil 255 habitantes.

Tem como principais áreas turísticas o Centro Geodésico de Angola, localizado no município de Camacupa, as Águas Termais de Chitocota (Andulo), a Gruta da Embala Ndulo (Andulo), as Quedas dos rios Luando e Mutumbo (Cuemba e Chitembo) e o Songue (zona de extracção de Sal), na Nhârea.

Conta também com as zonas turísticas do Songongolo e ilha do Cutato, contando ainda com um rico subsolo com minerais como Diamantes, Ouro, Ferro, Quartzo Hiliano, Pigmatite, Magnetite, Hematite, Micas brancas, Alumínios, Burgau e Latrite.

Na campanha agrícola passada, os camponeses colheram três mil e 200 toneladas de milho e um milhão e 120 mil quilogramas de feijão em mil e 600 hectares cultivados em, 2017/18, mais trezentos em relação ao período anterior.

No âmbito do programa de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Comercialização (MOSAP II) foram colhidas 430 mil quilogramas de feijão nos municípios do Cuito, Camacupa, Catabola, Cunhinga, Chitembo, Chinguar, Andulo, Nhârea e Cuemba, tendo envolvido mais de trezentos mil camponeses.

Assistiram a exposição, o governador cessante, Álvaro Manuel de Boavida Neto, o ministro do MATRE, Adão de Almeida, deputados à Assembleia Nacional, membros do Executivo, directores e administradores municipais. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.