Radio Calema
InicioAngolaSociedadeHasteada bandeira em honra ao Fundador da Nação

Hasteada bandeira em honra ao Fundador da Nação

A bandeira monumento no Museu de Historia Militar, no distrito urbano da Ingombota, voltou nesta segunda-feira (17 de Setembro) a ser hasteada em honra de mais um aniversário natalício do Fundador da Nação e Herói Nacional, António Agostinho Neto, que em vida completaria 96 anos de idade, hoje.

A cerimónia que serviu para homenagear o primeiro Presidente da República, falecido a 10 de Setembro de 1979, por doença, em Moscovo, antiga União das Repúblicas Socialistas Soviética (URSS), actualmente Rússia foi presidida pelo ministro da Defesa Nacional, Salviano de Jesus Sequeira.

Em declarações à imprensa, o governante disse que o povo angolano deve continuar a homenagear todos os homens que perderam a sua vida em defesa da pátria, bem como aqueles que lutaram para a libertação do país.

Para Salviano Sequeira, a data de nascimento de António Agostinho Neto, que coincidiu com o seu enterro, deve continuar a constituir obrigação para que sejam homenageados todos os heróis nacionais.

A bandeira que pesa 40 quilos tem 18 metros de comprimento e 12 de largura, é içada num mastro de 75 metros de altura que pode suportar ventos até 200 quilómetros e pode ser vista a partir de todos os pontos da baixa de Luanda.

A Bandeira Monumento foi hasteada pela primeira vez no Museu Nacional de História Militar, antiga fortaleza de S. Miguel, num acto presidido pelo então Presidente da República, José Eduardo dos Santos, no dia 4 de Abril de 2013.

É hasteada a 4 de Janeiro (Dia dos Mártires da Repressão Colonial Baixa de Kassanje), 4 de Fevereiro (Início da Luta Armada de Libertação Nacional), 8 de Março (Dia Internacional da Mulher), 4 de Abril (Dia da Paz e da Reconciliação Nacional), 1 de Maio (Dia Internacional dos Trabalhadores) e a 25 de Maio (Dia de África).

Hasteada igualmente para manutenção, no primeiro domingo do mês de Julho e no primeiro domingo do mês de Agosto, a 17 de Setembro (Dia do Fundador da Nação e do Herói Nacional), no primeiro domingo do mês de Outubro, a 11 de Novembro (Dia da Independência Nacional) e a 25 de Dezembro (Dia de Natal e da Família). (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.