Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Vice-presidente da República trabalha na província do Bié

O Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, chegou a instantes na cidade do Cuito, província do Bié, a fim de presidir, segunda-feira, ao acto central do Dia do Fundador e Herói Nacional, celebrado anualmente a 17 de Setembro.

Bornito de Sousa foi recebido, no aeroporto Joaquim Kapango, pelo governador provincial, Alfredo Pereira, por membros do Executivo e representantes de várias denominações religiosas, autoridades tradicionais, entre outras entidades.
Nesta província do planalto central, Bornito de Sousa representa o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, na homenagem ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.

Ainda hoje, domingo, Bornito de Sousa vai efectuar visitas a infra-estruturas de impacto sócio-cultural, com destaque para a administração municipal do Cuito, centro infantil e Casas Lares, e reunir com os membros do conselho de auscultação social.
De acordo o programa das actividades, durante a sua estada na província do Bié, o vice-presidente da República manterá encontros com representantes do poder local, com realce para o governador da província, Pereira Alfredo, entidades tradicionais e demais membros da sociedade.

Bornito de Sousa tem também programadas visitas a locais de interesse, como a Ombala Ekovongo, o Aeroporto “Joaquim Kapango” e uma exposição das potencialidades agrícolas dos municípios da província do Bié.

Homenagem ao Fundador da Nação

No quadro do 17 de Setembro, o Vice-presidente da República depositou neste domingo, uma coroa de flores no cemitério monumento do Kuito, capital da província do Bié, um tributo a todos que lutaram pela independência e paz para Angola.

A deposição de coroa de flores se enquadra no 96º aniversário do fundador da nação, António Agostinho Neto, cujo acto central decorre na segunda-feira, na cidade do Cuito (Bié).

A mesma será testemunhada pelo novo governador provincial, pelo governador cessante, Boavida Neto, por membros do Executivo e deputados à Assembleia Nacional, representantes de várias denominações religiosas, autoridades tradicionais, entre outras entidades.

António Agostinho Neto foi um médico, escritor e político angolano. Proclamou a independência de Angola a 11 de Novembro de 1975 e, na sequência, tornou-se no primeiro Presidente da República.

Nascido aos 17 de Setembro de 1922, em Kaxikane, no município luandense do Icolo e Bengo, Agostinho Neto faleceu a 10 de Setembro de 1979, em Moscovo, Rússia.

A última província que acolheu um acto central das comemorações do aniversário do primeiro Presidente de Angola, o 95º, foi a província da Lunda Norte, em 2017. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »