Radio Calema
InicioAngolaRegiõesBié: População apelada apoiar o novo governador da província

Bié: População apelada apoiar o novo governador da província

O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida realçou hoje, na cidade do Cuito (Bié), a necessidade da população apoiar o novo governador, Pereira Alfredo, para melhorar as condições de vida dos cidadãos.

O governante que falava no acto de apresentação do novo governador à sociedade civil biena, afirmou que, grande parte dos constrangimentos que a população enfrenta serão apenas ultrapassados caso haja participação de todos, durante a governação.

Adão de Almeida, que destacou o contributo positivo do governador cessante, Álvaro Manuel de Boavida Neto, recomendou a imperiosidade do novo dirigente da província a primar por uma governação mais próxima aos cidadãos.

Entretanto, Boavida Neto enalteceu o contributo da população durante oito anos de sua governação, tendo solicitado esperar igualmente o mesmo apoio do novo governador..

Enquanto isso, o governador Pereira Alfredo, no seu primeiro discurso, reconheceu a confiança que o Presidente da República, João Lourenço, teve para exercer o cargo, prometendo uma colaboração salutar das populações na resolução dos problemas sociais.

Assistiram a cerimónia, distintos ministros, deputados à Assembleia Nacional, administradores municipais, membros do Governo da província, autoridades tradicionais e religiosas.

Recorde-se que, Pereira Alfredo é o10º governador provincial do Bié.

Natural do município do Bula Atumba (Bengo), Pereira Alfredo é licenciado em Engenharia Informática pela Universidade Privada de Angola e substituí no cargo, Álvaro de Boavida Neto, eleito no último fim-de-semana secretário-geral do MPLA (partigo governamental).

Tem pós-graduação em Desenvolvimento de Sistemas em Software Livre, além de ter concluído o primeiro ano de Mestrado em Direcção e Gestão de Recursos Humanos na Universidade Politécnica de Madrid.

É Doutorando em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa, docente universitário do Instituto Superior Politécnico de Angola (ISTA), leccionando em Marketing e Logística, Gestão Estratégica, Marketing Público, Sistemas de Informação, Gestão Ambiental e Autárquica na Escola Superior Pedagógica do Bengo.

Entre os governantes que passaram pelo Bié, constam os comissários provinciais Amílcar Saraiva de Figueiredo, entre 1976 a 1977, Fernando Faustino Muteka (1977 a 1979), João Baptista Jamba “Jamba Ya Minha” (1979 a 1982), João Marques Monocapui Bassovava (1982 a 1986).

Marcolino José Carlos Moco (1986 a 1987), Luís Paulino dos Santos (1987 a 2002) que passou a designar-se governador provincial. Subsequentemente foram indicados os governadores José Amaro Taty (2002 a 2008), Cândida Celeste da Silva (2008 a 2009) e Álvaro de Boavida Neto. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.