Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Novo gestor do Memorial Agostinho Neto inicia funções

O novo Presidente do Conselho de Administração do Memorial Dr. António Agostinho Neto, António Fonseca, foi empossado nesta sexta-feira, em Luanda, em acto dirigido pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso.

Para Frederico Cardoso, que falava no acto de posse, é preciso continuar a inovar para tornar conhecido das novas gerações e àqueles que nos visitem tudo quanto foi o lugar que Neto deixou, suas obras, ensinamentos, sua visão relativamente a Angola, a África e o mundo.

Em declarações à imprensa, no final do acto, o novo Presidente do Conselho de Administração do Memorial Dr. António Agostinho Neto, afirmou que numa primeira fase é fundamental Identificar os problemas e apelar ao engenho e arte para depois melhorar e cumprir com o papel reservado a Agostinho Neto.

Defendeu um debate alargado de ideias sobre as questões culturais. Comprometeu-se em divulgar a obra de Neto nas suas diversas vertentes através de um programa consistente.

O gestor disse que pode fazer mais em torno da divulgação, mas pretende, em primeiro lugar, criar uma equipa para o efeito.

Eugénia Neto

Para a viúva de Agostinho Neto, Eugénia Neto, é fundamental tornar realidade o desejo de preservar os valores da pátria, avançar para o mundo e respeitar.

Relativamente às músicas a tocar no Memorial, sugere que sejam sacra e se for angolana, entende que tenha de ser suave. “As pessoas não se compenetram que ali é um cemitério. Não é um sítio para farras nem de álcool”.

Na óptica de Eugénia Neto, Se não se respeita o valor simbólico de Agostinho Neto, não vale à pena ter o mausoléu.

Segundo a viúva do primeiro presidente de Angola, a mensagem que fica é que é preciso levar as crianças ao mausoléu.

Ministra da Cultura

A ministra da Cultura teceu considerações em torno do perfil do novo PCA, que está ao serviço da cultura há 38 anos e um longo tempo dedicado ao jornalismo cultural e à investigação.

“As suas qualidades profissionais e determinação na investigação de questões culturais, é para nós um estímulo”, disse Carolina Cerqueira que tem certeza que o Memorial ficará em boas mãos.

Poderemos começar a trabalhar desde já no programa do centenário do fundador da nação angolana, conforme foi orientado pelo Presidente da República. Que o nome de Neto seja honrado pelos filhos e filhas de Angola.

António Fonseca substitui no cargo Jomo Fortunato que foi exonerado pelo Presidente da República a 03 de Agosto último, devido a verificação de condutas inapropriadas durante a realização de actividades culturais no interior daquela instituição.

O Memorial Dr António Agostinho Neto tem por vocação homenagear a figura do Presidente da República, Dr António Agostinho Neto, fundador da Nação e primeiro Chefe de Estado de Angola. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »