Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Cabo Verde: Ano lectivo arranca na próxima semana

Alguns manuais ainda não estão no mercado.

O novo ano lectivo arranca na segunda-feira, 17 do corrente, com a introdução de algumas novidades, destacando-se o alargamento do ensino básico integrado até o oitavo ano de escolaridade nas diferentes escolas do arquipélago.

Segundo dados apurados junto do ministério da Educação,estão inscritos cerca de 120,672 alunos do pré-escolar ao secundário, com o registo de um aumento na Praia, Sal e Boa Vista, influenciado pela maior mobilidade interna da população nesses três Conselhos.

No que tange ao corpo docente,o novo ano escolar inicia com cerca de 6588 professores.

O novo modelo funcional do ensino básico integrado é bem visto pelo professor e coordenador da escola Eugénio Tavares, em Achada de Santo António, porquanto entende que traz ganhos consideráveis para a aprendizagem dos alunos, que começam a ter contacto com as línguas inglesa e francesa a partir da quinta classe, sem esquecer o reforço de ensino do português e outros conteúdos.

Jorge Rodrigues afirma tratar-se de mais-valia para os alunos, uma vez que ganham mais e melhor preparação para a entrada no ensino secundário.

A directora Nacional da Educação, Sofia Figueiredo justifica o alargamento do ensino básico integrado e a nova estruturação da gestão educativa com a necessidade da melhoria do sistema de ensino.

Sobre a disponibilização dos manuais, Figueiredo assegura que até meados de Outubro o ministério da Educação espera ter todo o processo consolidado para o normal funcionamento do novo ano lectivo.

A responsável explica que o atraso na colocação de alguns manuais à venda,se deveu com a necessidade da introdução de novas contribuições a partir de muitos subsídios recebidos, tudo na perspectiva do reforço e melhoria dos conteúdos. (Voa)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »