Notícias de Angola - Toda a informação sobre Angola, notícias, desporto, amizade, imóveis, mulher, saúde, classificados, auto, musica, videos, turismo, leilões, fotos

Defendida valorização de espaços verdes no país

A necessidade de valorização dos espaços verdes, para se mitigar os efeitos decorrentes das emissões de gases tóxicos, foi defendida nesta quinta-feira, em Luanda, pelo secretário de Estado do Ambiente, Joaquim Manuel.

O responsável falou no seminário sobre “valorização dos espaços verdes em ambientes urbanos, para o alcance da sustentabilidade”, realizado pelo Instituto Nacional de Gestão Ambiental (INGA).

Na sua intervenção, considerou os espaços verdes como pulmão indispensável para a produção do oxigénio necessário, mitigando, deste modo, os efeitos decorrentes das emissões de gases tóxicos oriundos de indústrias e automóveis.

Em virtude da formação, o responsável augura que os conhecimentos sejam reproduzidos e se repercutem com acções concretas a curto e médio prazo, tornando os espaços verdes uma realidade em todo o país.

Baseando-se na Lei de Base do Ambiente, que atribui aos cidadãos o direito de viverem num ambiente sadio e os benefícios da utilização racional dos recursos naturais do país, recomendou a defesa e uso sustentado destes, assim como o direito e a obrigação de participar na gestão ambiental.

De acordo com o responsável, a Constituição estipula que todos têm o direito de viver num ambiente sadio e não poluído, bem como o dever de o defender e preservar.

Sobre o seminário, disse que vai produzir conclusões, recomendações e linhas estratégicas que, obviamente, permitirão o Ministério do Ambiente e as diferentes instituições desenvolver acções ambientais.

O Ministério do Ambiente, neste encontro, terá oportunidade de colher contribuições e experiências de práticas ambientais.

O seminário debate temas como “espaços verdes como ferramenta para educação ambiental”, “integração dos espaços verdes no ordenamento do território”, “gestão de espaços verde na cidade de Luanda”, entre outros. (Angop)

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »