Radio Calema
InicioAngolaSociedadeEmpregados domésticos devem ter segurança social - diz INSS

Empregados domésticos devem ter segurança social – diz INSS

Os os empregadores devem inscrever os trabalhadores domésticos no sistema de protecção social obrigatória, apelou, hoje, quarta-feira, o director provincial do Instituto Nacional da Segurança Social (INSS), no Cunene, Boaventura Sayuka.

Ao falar à Angop sobre o sector, o responsável pediu aos empregadores a terem a cultura de inscrever os seus trabalhadores da segurança social, para que no futuro quando estiverem incapazes de continuar a trabalhar por velhice, doença e morte tenham a sua reforma garantida.

O que se verifica actualmente é preocupante, visto que desde que se criou esta lei que protege os trabalhadores domésticos, nós apenas recebemos oito pessoas que solicitaram cartões para o preenchimento e inscrição no sistema da segurança social, disse.

Boaventura Sayuka disse que para inverter este quadro está em curso, a nível da província, acções de divulgação e esclarecimento para elucidar os empregadores sobre os mecanismos legais de Protecção Social obrigatória, despertando deste modo maior adesão dos trabalhadores.

O Instituto Nacional de Segurança Social tem inscrito na província 18 mil e 623 trabalhadores assegurados e 290 organismos contribuintes, nos sectores públicos e privado. E fruto das contribuições arrecadou no I semestre deste ano 128 milhões 404 mil e 459 kwanzas. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.