Radio Calema
InicioMundoÁfricaComandante das FAA considera estável situação na fronteira Angola/Namíbia

Comandante das FAA considera estável situação na fronteira Angola/Namíbia

A situação na fronteira entre Angola e Namíbia, no domínio da defesa, é calma e estável, segundo o chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (CEMG/FAA), Egídio de Sousa Santos “Disciplina”.

O oficial superior falou na cidade do Lubango, província da Huíla, que acolheu, de segunda a terça-feira, o encontro do subcomité de Defesa que serve de antecâmara para o Fórum Ministerial de Defesa, Segurança Pública e Segurança Estatal.

O general de exército defendeu que, para manter a estabilidade, é necessário trabalhar no sentido de se identificar as vias para materializar os propósitos definidos pelos líderes de África, aquando do acto constitutivo da União Africana (UA).

Neste sentido, recomendou a manutenção da solidariedade nas diferentes organizações continentais e regionais em que estão inseridos, no intuíto de promover a paz, estabilidade e a unidade entre as nações.

Destacou algumas localidades angolanas, como Cassinga, Cahama e Cuito Cuanavale, que constituem memória comum para Angola e Namíbia.

Por sua vez, o seu homólogo da Namíbia, tenente-general João Mathuwa, mostrou-se satisfeito pelos projectos militares existentes entre os dois países, no quadro das relações de cooperação.

Neste domínio, a cooperação abrange a formação de oficiais militares.

Para além dos peritos do subcomité de Defesa, reuniram os subcomités de Segurança Pública e Segurança Estatal, para a concertação e elaboração de documentos sobre questões de interesse bilateral, nos domínios da defesa e segurança.

Angola e Namíbia partilham uma fronteira de mil e 376 quilómetros quadrados. (Angop)

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.